Museu da Escola Ana Maria Casassanta está localizado no bairro Gameleira, em Belo Horizonte e está aberto ao público das 9 às 17 horas

Janeiro é o mês das férias escolares, época de realizar passeios e visitas. Um dos espaços que se apresentam como forma de entretenimento para os mineiros é o Museu da Escola Ana Maria Casasanta, localizado na Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação. A partir de um acervo que conta com mais de seis mil peças, o Museu faz uma viagem pela história da educação em Minas Gerais. O espaço fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

“Em dezembro do ano passado nós tivemos a reabertura do Museu. O seu acervo tinha passado por uma restauração e, agora, o grande público poderá ver o resultado desse trabalho”, explica a coordenadora dos espaços do conhecimento da Magistra, Marina Luzia Nogueira.

As peças do Laboratório de Ciências Leopoldo Cathoud também foram restauradas. Foto: Guilherme Brasil ACS/SEE

Nos anos de 2013 e 2014, as peças do Museu da Escola Ana Maria Casasanta, tanto as que estavam expostas quanto as que se encontravam na reserva técnica, passaram por reparo, conservação e restauração, trabalho feito por uma equipe da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O espaço, que recebe aproximadamente 100 estudantes para visitas pedagógicas por semana, ficou fechado temporariamente para que essa recuperação do acervo fosse feita e, agora, está reaberto com novas exposições.

Com a reabertura, o Museu da Escola voltou a ser uma lição sobre a história da educação em Minas e que desperta a imaginação dos estudantes. Quem entra, ouve ao fundo uma gravação com crianças conversando e o sino anunciando o início da aula. Da porta para dentro, o visitante pode conferir um acervo repleto de peças interessantes, como mobiliários, jogos educativos, livros, cadernos, cartazes, cartilhas, mapoteca, manuais de ensino, fotografias, além de documentos textuais e arquivo de depoimentos orais, com educadores que fizeram parte do desenvolvimento da educação mineira.

O Museu da Escola Ana Maria Casasanta também conta com o vasto acervo do Laboratório de Ciências Leopoldo Cathoud. Criado oficialmente em 1946, no Instituto de Educação de Minas Gerais, o Cathoud é constituído de equipamentos de física, química, astronomia, amostras mineralógicas, zoológicas, botânicas, paleontológicas, entre outros. Os visitantes podem conferir peças como telescópios, animais empalhados e esqueletos.

Fotobiografias sobre educadores de Minas

A Magistra reserva um espaço para homenagear grandes nomes da educação de Minas Gerais. A partir de exposições de fotobiografias, os visitantes poderão conhecer um pouco sobre as vidas e as obras de Bartolomeu Campos Queirós, Ana Maria Casasanta, Helena Antipoff, Alda Lodi, Alaíde Lisboa de Oliveira, Lúcia Casasanta e Elza de Moura.

Endereço e agendamento de visitas:

O Museu fica na Avenida Amazonas, 5855, Gameleira – Belo Horizonte. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h as 12h e das 14h as 17h. Visitas guiadas para grupos podem ser agendadas previamente pelo telefone: (31) 3379-8593.

Enviar para impressão