Regional de Poços de Caldas realiza culminância das ações de 2014 do programa Compartilhar para Crescer
Muitos são os recursos que as escolas estaduais mineiras utilizam para trabalhar a leitura e a escrita com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. No Sul de Minas, a Escola Estadual Coronel José Custódio usa letra e melodia para dar o tom do aprendizado. A partir da música, a escola do município de Campestre desenvolveu o projeto ‘Música e Aprendizagem – uma experiência harmônica’. A ação foi realizada durante o ano letivo de 2014, a partir do programa ‘Compartilhar para Crescer’, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).

No ‘Música e Aprendizagem – uma experiência harmônica’, as ações foram desenvolvidas de acordo com o nível de escolaridade dos alunos. Com os estudantes do 5º ano, por exemplo, o tema foi ‘Nos acordes da música clássica, uma sinfonia com Beethoven’. “Primeiro foi feita uma pesquisa sobre o gosto musical deles. Quando eles souberam que a gente iria trabalhar com música clássica, eles disseram que nunca tinham ouvido falar. Então os alunos fizeram uma pesquisa sobre cantores e compositores brasileiros dentro da musica clássica, utilizando o laboratório de informática para fazer as pesquisas na internet. Após essa pesquisa inicial, os alunos focaram os estudos na vida e obra de Beethoven”, lembra a diretora da escola, Eliane Blandina.
Os estudantes também realizam uma visita à rádio da cidade e, em conversa com o locutor falaram sobre como é feita a programação musical. “Trabalhar com a música no projeto foi muito bom, porque ela faz parte da vida”, conta o estudante Isac Gonçalves Borges, de 10 anos.

Para a diretora da escola, as ações realizadas com o projeto estimularam os alunos em ações fundamentais para o aprimoramento da leitura e escrita. “Além de ler e escrever, com o projeto, os alunos tiveram que interpretar e selecionar o material”, disse.
Compartilhando ideias
Para encerrar as ações da edição do ‘Compartilhar para Crescer’ em 2014, a Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas realizou ontem (13/12), um encontro com educadores das sete escolas estaduais que participam da iniciativa. Desde total seis estão localizadas no município sede da regional e uma no município de Campestre, a Escola Estadual Coronel José Custódio, que apresentou seu projeto na área de música ao público participante. Na ocasião, cada escola destacou sua iniciativa a partir de uma exposição com pôsteres e portfólios.
“Cada escola escolheu um tema, mas todas focaram na alfabetização, na reflexão da diversidade, em temas sociais no geral. Os participantes gostaram muito da culminância do projeto, foi um momento de interação e compartilhamento de ideias entre as escolas”, avaliou o gerente do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), da SRE de Poços de Caldas.

Compartilhar para crescer
O Programa Compartilhar para Crescer foi lançado pelo Governo de Minas em 2012. O programa busca oportunizar o intercâmbio de ações e experiências exitosas entre as escolas estaduais, com o objetivo de aperfeiçoar a gestão pedagógica, alavancar o processo de ensino aprendizagem, compartilhar experiências positivas e, consequentemente, melhorar os resultados educacionais, estabelecendo parcerias entre as escolas dos anos iniciais do ensino fundamental.