Escola do município de Tupaciguara faturou o primeiro lugar após desenvolver o projeto ‘Convivência Harmoniosa no Bairro’
A Escola Estadual Clertan Moreira do Vale, no município de Tupaciguara, foi escolhida na última sexta-feira (12-12) como destaque nacional no ‘IV Encontro Nacional Educação Viária é Vital’. A escolha se deve a realização do projeto ‘Convivência Harmoniosa no Bairro’, que foi fruto do programa ‘Educação Viária é Vital’. O Programa é resultado de uma parceria entre a Fundação Mapfre e o projeto Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado de Educação.
A realização do projeto ‘Convivência Harmoniosa no Bairro’ contou com a participação de toda comunidade, como explica a professora de Educação Física, Maria de Lourdes Santana Rocha. “O projeto foi escolhido como o foco da escola em 2014. Foi muito bem estruturado e por isso acreditávamos em uma premiação. Ele foi muito importante para escola e envolveu toda comunidade escolar e moradores do bairro”.

A iniciativa teve entre seus objetivos incentivar o respeito pelo lugar onde os alunos vivem e pela diversidade cultural do bairro. Para isso, a escola desenvolveu ações, como visita a um asilo, festival de parodias e trabalhos de conscientização da comunidade sobre acessibilidade e coleta seletiva. Os alunos elaboraram ainda uma cartilha com conselhos para ciclistas, carros e pedestres sobre como circular pelo bairro.
Muitas das ações desenvolvidas pelos alunos contaram com a parceria da prefeitura da cidade. “Os alunos conseguiram a reforma dos bancos da praça, revitalização dos jardins, entre outros. Melhoraram muito o entorno da escola. Além disso, temos ações que ainda serão desenvolvidas pela prefeitura como a implantação de uma academia ao ar livro”, conta Maria de Lourdes.
Sobre os benefícios que a iniciativa trouxe para os alunos, a professora de Educação Física ressalta que “os alunos reconheceram seu papel e se sentiram orgulhosos das mudanças alcançadas no bairro. Eles viram que cada um pode desempenhar um papel importante para a convivência harmoniosa”, conclui Maria de Lourdes.
Mais de 500 alunos do ensino fundamental participaram do projeto que contou ainda com a coordenação das educadoras: Patrícia Andrade de Faria Silva, Silvia Lima Prudente e Priscilla Santana Sousa.
Menção honrosa
Outra escola mineira também se destacou no Encontro, a Escola Estadual Professor Francisco Brant, do município de Belo Horizonte, ganhou menção honrosa com o projeto ‘Meus Caminhos Pela Cidade’.
Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital
A iniciativa tem por objetivo incentivar a reflexão sobre a relevância e importância do desenvolvimento de ações educacionais dentro da temática da educação para o trânsito; apresentar os projetos de destaque dos municípios participantes da iniciativa, entre outros.
Programa Educação Viária é Vital
O Programa tem entre seus objetivos envolver os alunos na observação, análise e crítica das condições de circulação viária dentro da escola, na comunidade do entorno e na cidade; promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentre e fora da escola, além de favorecer a adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias na circulação dos estudantes em diferentes espaços.