Ao todo, foram premiados 57 alunos-atletas e 57 professores / técnicos das modalidades olimpíadas e 17 alunos-atletas e 17 professores / técnicos das modalidades paraolímpicas
A noite da última quinta-feira (11-12) foi de gala para os alunos-atletas mineiros que participaram este ano dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Foi realizada a cerimônia de premiação dos ‘Melhores do Ano’, que contemplou 57 alunos-atletas e 57 professores/ técnicos das modalidades olimpíadas e 17 alunos-atletas e 17 professores/ técnicos das modalidades paraolímpicas. A cerimônia de premiação foi realizada na área vip do Mineirão.
A iniciativa, que é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes e a Secretaria de Estado da Educação, tem por objetivo premiar as escolas, alunos-atletas e municípios que se destacaram na edição atual dos Jogos Escolares de Minas Gerais.
Para a analista Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Celina Gontijo, a premiação é uma maneira de incentiva alunos e professores a investirem cada vez mais na prática esportiva. “É uma maneira de valorizar o aluno e sua participação nos jogos. A escolha dos vencedores é feita através de votação durante a etapa estadual. A cada jogo os técnicos vão anotando os alunos que se destacam e apontando os melhores. Os alunos que participam do ‘Melhores do Ano’ recebem troféus e isso é um incentivo para que eles continuem fazendo seus treinamentos, se esforçando e buscando sempre o aprimoramento.
Durante o ‘Melhores do Ano’ também foi realizado um seminário de avaliação dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e dos jogos de Minas 2014, a apresentação dos jogos 2015 e a premiação dos municípios que se destacaram na ultimado Jemg.
Confira aqui a lista dos premiados
Jogos Escolares de Minas Gerais
O Jemg é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas de forma educativa e democrática. Anualmente, cerca de seis mil alunos-atletas participam da etapa estadual da competição.
A iniciativa conta com a participação de estudantes de 12 a 17 anos das redes públicas e particulares de Minas Gerais. A organização dos Jogos Escolares como é conhecida atualmente teve início no ano 2003. Esse ano, a primeira etapa da competição, a microrregional, teve a participação de 30.255 alunos-atletas, que estudam em 1.328 escolas de 611 municípios mineiros. Cerca de 70% das escolas envolvidas são da rede estadual.