A partir do uso do Skype, alunos da Pompano Beach High School e da Escola Estadual do Bairro São Caetano, em Betim, conhecem a realidade uns dos outros

A troca de experiências visando a construção de uma escola cada dia melhor. É assim que os alunos da Escola Estadual do Bairro São Caetano, em Betim, veem o intercâmbio que estão tendo a oportunidade de fazer com os estudantes da Pompano Beach High School, uma escola de ensino médio que fica em Pompano Beach, na Flórida. Nesta quinta-feira (11-12) aconteceu o segundo contato entre os estudantes. Desde o início do mês de dezembro, eles conversam via Skype.

“Está sendo muito interessante e diferente para todos nós. Fazemos perguntas sobre como é a vida e a rotina deles lá e eles também perguntam muitas coisas. Na primeira conversa, perguntamos sobre como era o ensino, a cultura e a adaptação deles. Muitos são brasileiros que vivem lá”, conta a aluna do 2º ano do ensino médio, Ana Deborah Lana.

Nesta quinta-feira foi realizada a segunda conversa entre os estudantes. Foto: Arquivo da Escola

 

Desde a primeira conversa já surgiram ideias que podem ser implementadas aqui no Brasil. “Lá eles têm clubes e podemos fazer aqui, como clubes de esportes e só de meninas. São coisas que a gente pode fazer aqui na escola. É só adaptar”, conclui Ana.

A oportunidade de trocar experiências com a escola de Pompano Beach surgiu a partir da visita do diretor norte-americano Hudson Thomas à escola de Contagem. “Ele veio para conhecer a nossa escola. Fizemos uma reunião e apresentamos os projetos que desenvolvemos. O Hudson gostou bastante”, ressalta a diretora da escola, Ângela Maria Chiodi da Silva.

A gestora ressalta ainda a importância da troca de experiências entre os estudantes. “Essa troca é sempre importante. Mesmo estando tão longe vemos que temos práticas semelhantes. Sendo assim podemos adaptar à nossa realidade e implantar na escola. Além disso, também estamos mostrando para eles os projetos que desenvolvemos “, conclui.

Prêmio Gestão Escolar

A visita do diretor norte-americano Hudson Thomas faz parte das ações do Prêmio Gestão Escolar. Em agosto deste ano, o gestor da Pompano Beach High School teve a oportunidade de conhecer os projetos e iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação e de visitar escolas da rede.

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) foi criado em 2000 e é realizado anualmente pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e parceiros dos setores público e privado. A Embaixada dos Estados Unidos apoia o PGE desde a sua criação com um intercâmbio para o vencedor de cada um dos vinte e seis estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde 2004, passou a promover também a vinda de diretores norte-americanos ao Brasil. Desde a sua criação, cerca de 310 gestores brasileiros já foram beneficiados por esse intercâmbio.

Enviar para impressão