Esse foi o último encontro do Forprof que tem a secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola como presidente do Fórum

Foi realizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais na última terça-feira (10-12) a última reunião do ano do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof). Essa também foi a última reunião da secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola na presidência do Fórum.

No encontro, foram aprovados dois novos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Minas, em Lagoa da Prata e em São Gonçalo do Sapucaí, e as universidades que vão acolhê-los, fazer as negociações necessárias e planejamento. Ângela Dalben, diretora da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, que participa das reuniões do Fórum desde sua 19ª edição, falou sobre os mil dias da instituição nessa reunião.

Nessa reunião foram aprovados dois novos polos da Universidade Aberta do Brasil. Foto: Lígia Souza ACS/SEE

Parte do encontro foi dedicada a um balanço das ações do Forprof entre 2011 e 2014, período em que Ana Lúcia Gazzola foi sua presidente. A secretária de Estado de Educação ressalta a parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), relacionada a um trabalho com servidores municipais, e a construção de um modelo de mestrado profissional em gestão pública, que conta com a participação de várias universidades e está sendo avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “A secretaria de Estado assumiu efetivamente a presidência do Fórum, propiciando politicamente essa maior interação”, afirma.

Ainda segundo a secretária, o balanço feito pelos membros do fórum nessa última reunião é positivo. “Todos fizeram uma avaliação positiva, não só de forma absoluta, mostrando o trabalho que foi feito, mas também uma avaliação relativa, mostrando como é quase um consenso entre os representantes dos demais estados que o que aconteceu aqui em Minas foi algo muito diferenciado em termos de integração, planejamento e execução”.

Antes de 2015 chegar ao fim, os membros do fórum ainda têm trabalho a fazer. A ata dessa reunião será enviada a todos, para sugestões e aprovação, “para que possamos fechar esse ciclo e deixar essa memória registrada, para que a continuidade seja possível na próxima gestão”, conclui a secretária Ana Lúcia.

Enviar para impressão