Espetáculo é uma síntese das atividades e experiências desenvolvidas pelos jovens no Núcleo Valores de Minas

Os alunos do Núcleo Valores de Minas, do PlugMinas, têm uma oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nas aulas. Eles farão apresentações do espetáculo ‘Zanzar’, uma história sobre opressão que é contada dentro de um circo que representa uma síntese do trabalho que eles fizeram em um ano de curso.

E circo é exatamente o que estuda dentro do núcleo o estudante Igor Prates Bahiense. Além de fazer o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro, ele faz o curso no PlugMinas e vai participar das apresentações. “A peça representa um circo e representa várias pessoas que são oprimidas dentro do circo. A história é complexa, é muito emocionante quando você vê”, conta o jovem.

As apresentações serão no auditório do PlugMinas, nos dias até o próximo domingo, e no Palácio das Artes, no dia 12. Todas as apresentações são abertas ao público. Mais de 400 alunos estão envolvidos nessas apresentações.

Para Igor, não importa onde é, o tamanho da audiência ou do auditório. O importante é passar a mensagem. “A gente tendo um espaço pra expressar, pode ser o menor possível, não precisa ser um grande público. Passando o que a gente quer expressar, acho bom. A gente trabalhou muito nisso e acho muito bom a gente se expressar assim. Depois que a gente apresenta, a gente conversa com quem assistiu e vê que cada um tem um pensamento diferente. Acho legal essa diversidade”.

Serviço

Os estudantes fazem apresentações diárias no PlugMinas até domingo (07-12). Hoje a apresentação será às 20h; no sábado (06-07) serão duas sessões, às 17h e 20h; e, no domingo, será feita uma única sessão, às 17h.

Eles se apresentarão também no Palácio das Artes, no dia 12 de dezembro, às 16h e às 20h.

Todas as apresentações são gratuitas e a distribuição de ingressos começa duas horas antes do início do espetáculo.

Inscrições abertas

O Núcleo Valores de Minas, que oferece ao jovem uma experiência artística nas áreas de teatro, dança, circo, música (canto, harmonia e percussão) e artes visuais, está com inscrições abertas. O estudante escolhe a área de seu interesse e experimenta cada uma das linguagens oferecidas pelo Núcleo. Para fazer o curso, o candidato deve estar cursando o ensino fundamental ou médio em 2015. São 500 vagas e, para se candidatar a uma delas, o estudante deve se inscrever até 15 de fevereiro.

O processo seletivo do Núcleo Valores de Minas será em fevereiro. O candidato passará por uma entrevista individual e aulas experimentais para ser selecionado. As aulas começarão no dia 31 de março e a carga horária é de 450 horas/aula.

Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site do PlugMinas.

PlugMinas

O PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital é um projeto do Governo de Minas dedicado à juventude. Inaugurado em junho de 2009, dá oportunidades a jovens de 14 a 24 anos que estudam em escolas públicas de Belo Horizonte ou Região Metropolitana, ou então se formaram na rede pública de ensino de Minas Gerais e moram em BH ou Região Metropolitana. Eles podem participar de atividades nas áreas da cultura digital, arte, empreendedorismo e idiomas. A ideia do projeto é ajudar o jovem a construir um caminho colocando em prática o seu direito à educação e à participação.

Desde 2014 a coordenação das ações do PlugMinas passou a ser feita pela Secretaria de Estado de Educação. Além dela, a Secretaria de Estado de Governo e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto Cultural Sérgio Magnani fecham a composição de parceiros responsáveis pela gestão geral do projeto.

Enviar para impressão