Alunos da rede pública de Minas Gerais conquistaram 1.646 medalhas na 10ª edição da competição

Minas Gerais confirma cada vez mais os melhores resultados do país na educação pública. Divulgado nesta sexta-feira (28) o resultado da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)  e, pela oitava vez consecutiva, o Estado ocupa o primeiro lugar no ranking de medalhas da competição, tanto no número total, quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Olimpíada são 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas.

“Os resultados da Obmep 2014 traduzem o enorme esforço dos alunos e sua disponibilidade permanente para a aprendizagem e para a superação dos desafios intelectuais. Trata-se, sem dúvida, de mais uma conquista coletiva: alunos, professores e gestores escolares trabalhando pela educação de qualidade. O resultado mostra à sociedade a importância do desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas para a formação crescentemente qualificada de nossas crianças e jovens. Estes frutos do presente renovam o compromisso da educação de Minas com o futuro”, destaca a secretária de Estado de Educação em exercício, Sueli Pires.

Minas conquistou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar na 10ª edição da Obmep. Crédito: Nívea de Oliveira /SRE Sete lagoas

O segundo lugar da competição ficou com o estado de São Paulo que totalizou 1.293 medalhas, sendo 86 de ouro, 302 de prata e 905 de bronze. Na 10ª edição, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas distribuiu 501 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 medalhas de bronze.

Em todo o país 18.187.971 estudantes fizeram as provas da 10ª edição do torneio. Minas Gerais foi o segundo estado com o maior número de participantes, obtendo quase dois milhões de alunos na primeira fase. O Estado ficou atrás apenas de São Paulo que contou com 3,5 milhões estudantes cadastrados.

Minas por Minas

Além de ter conquistado o primeiro lugar entre os estados brasileiros nesta edição, Minas Gerais superou o seu próprio desempenho. Enquanto no ano de 2013, o Estado havia conquistado um total de 1.600 medalhas, na edição atual são 1.643. “Muitos acham que a Matemática é difícil, mas quando você trabalha sistematizado, aliando a capacitação, a avaliação e o acompanhamento no dia a dia da sala de aula, você vê o resultado”, ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Entre os estudantes que se destacaram na 10ª edição da Obmep está Gabriel Brito Alkmim. A Matemática nem é a sua matéria preferida, ela perde para Ciências. Mas, mesmo assim, o aluno do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Eloy Pereira, em Montes Claros, ajudou a colocar Minas Gerais no topo. Ele conquistou a medalha de ouro na décima edição da competição. “Foi a primeira vez que fiz a prova e ganhar medalha de ouro me deixa muito feliz”.

Já a aluna do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Santa Chiara, em Igarapé, Juliana Carvalho de Souza, é veterana na Obmep. Dona de duas medalhas, uma de bronze de uma prata, ela conta a emoção de conquistar a primeira medalha de ouro. “É muito bom. Agora tenho uma coleção e vou receber minha medalha de ouro no Rio de Janeiro, das mãos da presidente”.

Confira aqui a lista dos alunos premiados 

Entenda a competição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.

A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Enviar para impressão