Orientações são repassadas durante encontro promovido pela Secretaria de Estado de Educação no município de Jaboticatubas

Termina nesta quarta-feira o encontro de ‘Avaliação e Controle de Qualidade das Informações prestadas ao Censo Escolar e Preparação para o Censo Situação do Aluno 2014’. Realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), a ação tem como objetivo orientar cerca de 130 profissionais da educação que atuam com informações educacionais nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O encontro é realizado na cidade de Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Durante o encontro, os participantes recebem orientações sobre a importância das escolas manterem o Sistema Mineiro de Administração escolar (Simade) atualizado. “Orientamos sobre a impressão do histórico escolar dos alunos e sobre o cadastro dos estudantes. É de fundamental importância que essas informações estejam atualizadas no Simade, porque, a partir de fevereiro, a Secretaria de Educação começa a fazer a migração dos dados para o Censo Escolar”, explica a diretora de Informações Educacionais da SEE, Liège Cardoso de Araújo.

A partir do encontro realizado, os profissionais que atuam nas regionais de ensino irão repassar as discussões às escolas da rede estadual de ensino.

Simade

Em Minas Gerais, as escolas estaduais registram seus dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), desde 2010. O Órgão Central da SEE é o responsável pela migração dos dados da rede para o Educacenso, sistema do Censo Escolar utilizado para armazenar as informações coletadas. As escolas federais, municipais e particulares devem registrar seus dados diretamente no Educacenso.

O levantamento feito pelo Censo Escolar é a fonte oficial do Ministério da Educação (MEC) para a distribuição de recursos como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), livro didático, transporte, merenda escolar, entre outros. A atualização das informações no Censo Escolar possibilita o planejamento e a avaliação de políticas do sistema educacional.

Enviar para impressão