Escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana podem inscrever seus alunos
Diretores das escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana têm até a próxima terça-feira (02-12) para realizarem as inscrições de seus alunos que queiram participar do ‘I Torneio de Xadrez’. Podem participar alunos do ensino fundamental e médio. A iniciativa, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com a Federação Mineira de Xadrez (FMX), vai ser realizada na quinta-feira, dia 04 de dezembro, no Plug Minas, que fica na Rua Santo Agostinho, nº 1441, Bairro Horto, em Belo Horizonte.
Cada escola poderá inscrever no máximo seis alunos-atletas, inseridos em uma única categoria, ou divididos entre as seis categorias definidas por idade e gênero. As categorias são: 06 a 10 anos feminino; 06 a 10 anos masculino; 11 a 14 anos feminino; 11 a 14 anos masculino; 15 a 17 anos feminino e 15 a 17 anos masculino.
A inscrição deverá ser encaminhada por meio do e-mail xadrezproeti@gmail.com, contendo as seguintes informações: Nome completo da escola e o código, nome completo e contato do professor/técnico responsável e nome completo de cada aluno-atleta, sexo e idade (no dia do torneio).
Não serão aceitas inscrições após o prazo definido ou levadas ao ‘Plug Minas’ e não haverá substituições de alunos-atletas. As relações com os nomes dos alunos-atletas inscritos em suas categorias serão divulgadas no site da FMX (www.fmx.org.br) a partir do dia 26 de novembro, através das quais os professores poderão conferir suas inscrições.
Regulamento e premiação
O torneio FMX/SEEMG será regido pelas regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez, observadas as diretrizes desta entidade para enxadristas inexperientes com anuência da Federação Mineira de Xadrez, e pelas disposições do regulamento enviado às escolas. Os alunos de cada categoria receberão troféus e medalhas, de acordo com a sua colocação. O 1º lugar de cada categoria receberá um troféu e um tablet. Os estudantes classificados do 2º ao 7º lugar receberão um troféu e do 8º ao 20º lugar ganharão medalhas.
Educação em Tempo Integral
O torneio faz parte das ações do projeto ‘Xadrez na Escola’ que é realizado com os alunos que participam do projeto ‘Educação em Tempo Integral’ da Secretaria de Estado de Educação. O projeto teve início nas Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C em 2013. Em 2014, foi expandido para outras nove regionais. Daí o fato das ações do Torneio abrangerem inicialmente as escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana. “O nosso objetivo era fazer o torneio depois que os alunos já tivessem um período de desenvolvimento no jogo e como o ‘Xadrez na Escola’ começou a ser realizado em 2013 nas Metropolitanas decidimos começar com esses estudantes para depois ampliar para os alunos das outras regionais”, afirma o gerente do projeto Educação em Tempo Integral, Gustavo Nominato.
Mesmo o ‘Xadrez na Escola’ sendo uma ação do Educação em Tempo Integral podem se inscrever para o torneio estudantes que não participam da iniciativa.
Benefícios do xadrez
Nos últimos anos, a prática de xadrez implementada nas escolas estaduais de Minas Gerais proporcionou uma opção de lazer e novas possibilidades de desenvolvimento das capacidades cognitivas, sociais, desportivas, pessoais e culturais dos educandos. O I Torneio de Xadrez busca valorizar essa prática, a integração e socialização dos participantes.