Secretaria de Educação disponibilizou recursos para que mais de 1.500 estudantes da EJA pudesse participar do evento que será realizado até o próximo domingo
“Achei que seria estressante e cansativo, mas fiquei encantada demais, principalmente com os livros infantis”. Essa foi a impressão da estudante Gutelânia Santos Oliveira da Silva, durante visita à Bienal do Livro de Minas 2014. Ela cursa o 2º ano do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, em Belo Horizonte, e está entre os 1.500 alunos do EJA de 12 escolas da rede estadual de ensino da Capital e região metropolitana que tiveram a oportunidade de visitar o evento.
Em sua primeira visita à Bienal do Livro, a estudante de 40 anos teve contato com obras de diversas temáticas e para todos os gostos. “Até conversei com uma escritora que estava lá falando do seu livro. Achei engraçado, porque sempre imagino os autores dando autógrafos em espaços cheios de pompas, mas ela estava falando do seu livro com muita simplicidade”, lembra a estudante.
Porém a visita não se limitou ao bate papo. Gutelânia aproveitou a Bienal do Livro para comprar algumas obras que despertaram o seu interesse. “Sempre gostei das histórias do Drácula, então aproveitei para comprar um livro dele. Também comprei outros dois livros: ‘O diário da mariposa’ e ‘Marilia de Dirceu’. Este é um livro de versos escrito por Tomás Gonzaga”, explica.
Mãe de dois filhos, um de 11 e outro de 15 anos, Gutelânia sempre procurou incentivar o hábito da leitura entre os meninos. “Quando eles eram menores comprava para eles as revistas em quadrinhos da turma da Mônica. Hoje, eles cresceram um pouco, o gosto também mudou, mas o hábito da leitura continua”, recorda.
Boa impressão
Quem também visitou a Bienal do Livro pela primeira vez foi a estudante Ana Maria Porfíro, 31 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Luis de Bessa, também na Capital Mineira. “Achei a experiência na bienal única. Você enriquece o seu conhecimento e essa é uma riqueza que é só sua, ninguém toma. Por eu gostar muito de leitura a visita foi como se eu tivesse entrado em um novo mundo”.
Ao se deparar com títulos literários de temas diversos, a estudante já decidiu que quer voltar em novas edições. “O mundo da leitura é um mundo que você sempre precisa descobrir mais. Esse interesse é o que procuro passar para meus filhos. Eu fiquei 14 anos afastada dos estudos, mas não do interesse pela leitura. Quando estou com meus filhos na hora do dever de casa é que aproveito para ler. Gostaria de ler mais, mas a correria do dia a dia não deixa”, lembra Ana Maria que durante o dia trabalha como promotora de vendas.
Escolas Estaduais
Além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, a Secretaria de Estado de Educação também liberou R$ 572.960,00 para o transporte, lanche e voucher para os alunos do ensino fundamental e professores.
Bienal do Livro Minas 2014
A Bienal do Livro Minas é organizada pela Fagga | GL events Exhibitions e realizada pela Câmara Mineira do Livro, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte - Fundação Municipal de Cultura e patrocínio master da Cemig. O evento também conta com o patrocínio do Banco Mercantil do Brasil (Café Literário e Minas de Histórias), Itambé (Visitação Escolar), Ale Combustíveis (Biblioteca Rubem Alves), Panini (Bienal em Quadrinhos) e dos Correios.