Premiação será realizada em dezembro, em Brasília

Chegou ao fim essa semana a última semifinal da ‘Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro’. A partir de agora já são conhecidos todos os 152 estudante que participarão da etapa final da competição, que será realizada em dezembro, em Brasília. Entre os estudantes escolhidos para a etapa final, 15 são mineiros e destes 11 são da rede estadual de ensino. A etapa final da competição irá premiar os 20 melhores textos, cinco em cada categoria.

Matheus Henrique da Silva é um dos representantes do Estado na categoria crônica. Aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi , no município de Andradas, Matheus embasou seu texto em uma experiência vivida. “Falei sobre a festa do vinho, que é tradicional na minha cidade. Tive a ideia de fazer o texto quando visitei uma exposição no museu da cidade que contava a história da festa que já é realizada há 45 anos”.

A etapa semifinal consistiu em oficinas nas quais os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar seu texto. Sobre o gênero, o estudante conta que teve a oportunidade de aprender muito nas oficinas. “Eu já tinha lido algumas crônicas, mas nada aprofundado. Na Olimpíada consegui aperfeiçoar muito. Participamos de muitas oficinas e dinâmicas. Além disso, pude conhecer a cidade e escrever uma crônica sobre a visita”, afirma.

Oficinas da categoria crônica foram realizada em Porto Alegre. Foto: Divulgação Olimpíada

 

Já em relação à fase final da competição, Matheus confessa estar ansioso. “A expectativa é grande. Acho que consegui fazer um bom texto e espero ganhar uma medalha”. Além de aprimorar seu texto nas oficinas, o estudante também contou com o auxilio de sua professora na elaboração da crônica.

A última semifinal realizada foi a de Artigo de Opinião. Realizada em Brasília, as oficinas contaram com a participação de alunos e professores de todo o país. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cidade e de aprimorar seus textos. “Foi uma oportunidade muito boa. Os formadores nos ajudaram a aprimorar nossos textos e adquirimos muitos conhecimentos quanto a escrita”, afirma o aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Mauricio Augusto de Azevedo, em Janaúba, João Victor Borges Oliveira.

Em seu texto, o estudante, que é um dos finalistas da Olimpíada, falou sobre a importação da banana do Equador para o Brasil. Ele ressaltou os prejuízos que isso pode trazer para sua cidade, que é uma importante produtora da fruta. “O que me chamou a atenção para escrever esse artigo de opinião foi ver como o assunto está sendo discutido na minha cidade. No meu texto eu enfatizei os prejuízos que pode trazer, pois o Equador consegue vender a banana mais barata, porque a mão de obra lá é mais barata”, ressalta o estudante.

Para a produção do texto o estudante contou com a ajuda de sua professora e pesquisou em sites e jornais. Ele também conversou com uma assessora da ‘Associação de de bananicultores do Norte de Minas’.

Para a premiação, a expectativa de João Victor é grande. “Sei que vai ser difícil, mas a expectativa é grande. Serão escolhidos cinco entre 38 finalistas. Estou representando o norte de Minas e espero conseguir uma medalha”, conclui.

Ao todo, 38 estudantes de todo o país foram selecionados para participar da etapa final da categoria Artigo de Opinião. Foto: Divulgação Olimpíada

 Poesia e Memórias Literárias

As categorias Poesia e Memórias Literárias Já divulgaram seus finalistas. A semifinal da Poesia foi realizada na cidade de Belo Horizonte e classificou 38 estudantes para a etapa final. Já a categoria Memórias Literárias foi realizada em Maceió. Também foram classificados 38 finalistas.

 Confira aqui os finalistas de cada categoria

- Poema

- Memórias Literárias 

- Crônica 

- Artigo de Opinião

A competição

A ‘Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro’ desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A iniciativa tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas categorias: Poema no 5º e 6º anos do ensino fundamental; Memórias no 7º e 8º anos do ensino fundamental; Crônica no 9º ano do ensino fundamental e 1º ano ensino médio; Artigo de opinião no 2º e 3º anos do ensino médio. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Enviar para impressão