Coordenador pela Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, os encontros ocorrem nos municípios de Betim, Contagem, Esmeraldas e Ibirité

Conhecer melhor o contexto em que vive e poder usufruir das ações que o poder público e entidades parceiras promovem com foco no acompanhamento social nas escolas. A partir desses objetivos, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realiza o “Encontro Educação Social nas Escolas - Fortalecimento de Redes”. Voltado aos gestores das escolas estaduais, o encontro ocorre em quatro municípios da região metropolitana de Belo Horizonte e deve reunir mais de 600 participantes.

Nesta sexta-feira (21/11), a iniciativa será realizada no período da tarde, no município de Esmeraldas e contará com cerca de 150 pessoas, entre profissionais da educação e parceiros locais. “É um momento para fortalecer as dimensões do ser humano, sejam elas intelectuais ou sociais, pois o que queremos proporcionar aos participantes é a possibilidade de conhecer os programas, projetos e ações desenvolvidas por órgãos oficiais e por não oficiais também, como o trabalho realizado pelas ONGs locais”, ressalta a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, Soraya Hissa.

O próximo encontro será realizado no dia 28/11, no município de Contagem. As agendas da iniciativa já foram realizadas nas cidades de Ibirité e Betim. A intenção é que os encontros também sejam realizados em outros municípios da grande Belo Horizonte a partir do próximo ano. “Acreditamos que é função social da escola propiciar a participação das pessoas articulando uma rede de apoio e de atendimento para as mais diversas demandas que surgem no espaço escolar”, avalia a superintendente.

Coordenado pela Superintendência de Modalidades Especiais e Temáticas de Ensino da SEE, o encontro também tem a parceria das Secretarias de Estado Desenvolvimento Social e Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e Conselhos Tutelares. A iniciativa também tem a participação dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS/CREAS e aos programas Saúde da Família e Saúde na Escola.

Acompanhamento social nas escolas

O “Encontro Educação Social nas Escolas - Fortalecimento de Redes” tem como base a Lei 16.683/2007 que autoriza o poder público a desenvolver ações de acompanhamento social nas escolas. A partir desse trabalho, a proposta visa diminuir os índices de evasão escolar, melhorar o desempenho e o rendimento dos alunos, além de desenvolver o protagonismo juvenil e aprimorar o capital social e humano dos jovens.

Enviar para impressão