Profissionais de todo o Estado estiveram em Belo Horizonte durante esta semana para avaliar as ações desenvolvidas na área educacional nos últimos quatro anos

Mais de 800 servidores da educação estiveram reunidos essa semana em Belo Horizonte no Encontro dos Diretores da Diretoria Educacional das Superintendências Regionais de Ensino (SRE), Gerentes e Equipes Regionais do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP/EF), Projeto Educação em Tempo Integral (Proeti), Núcleo de Apoio Pedagógico ao Ensino Médio (Napem) e Inspetores Escolares. No evento, os profissionais da educação avaliaram as ações desenvolvidas nos Programas, Projetos e Processos pedagógicos da Secretaria no período 2011-2014.

No discurso de encerramento do encontro, a secretária Ana Lúcia Gazzola destacou a principal iniciativa da Secretaria: o Programa de Intervenção Pedagógica, desenvolvido pela Secretaria desde 2007 e que foi expandido para os anos finais do ensino fundamental e para as redes municipais nos últimos quatro anos. “Foi um privilégio acompanhar o trabalho de vocês nesses quatro anos. Eu tenho dito que, em toda minha carreira, duas grandes intervenções educacionais me marcaram para sempre. Essas duas grandes ações, complexos e sofisticados processos, mudaram, cada um em seu espaço, a educação. O primeiro foi a fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. O outro é o PIP. É esse processo democrático, que é horizontal e se dá entre pares que se apóiam e somam”.

Mais de 800 servidores participaram do encontro. Foto: Lígia Souza ACS/SEE

Raquel Elizabete de Souza Santos, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, faz um balanço positivo do evento. “Foram dias intensos, em que tivemos apresentações, fizemos balanços de todos os projetos, de todas as ações, com a participação de todas as Superintendências Regionais de Ensino”, destacou.

No segundo dia de encontro, as equipes pedagógicas de todas as regionais se dividiram em grupo e fizeram apresentações. Foram apresentadas músicas, textos e até teatro. Confira fotos dos grupos:

Continuidade

Apesar do clima de despedida do encontro, que é o último das equipes pedagógicas de todas as SREs em 2014, o trabalho dos servidores continua. Quando voltarem para as regionais, todos deverão, ainda, concluir os relatórios para fechar o ano. “As visitas vão ainda até o fim de novembro. Discutimos aqui os ofícios que têm as orientações didático-pedagógicas para a organização do ano letivo de 2015, então eles retornam às Superintendências, fazem o relatório e nós consolidamos e fechamos o ciclo”, afirma a subsecretária Raquel.

Enviar para impressão