Entre os 19 trabalhos premiados, sete são de alunos da rede estadual de ensino
Alunos e professores da rede estadual de ensino deram um show de participação e de conquistas na 15ª edição UFMG Jovem. Dos 56 trabalhos apresentados, 19 foram premiados, entre eles, sete de alunos da rede estadual de ensino. A feira, que foi realizada entre os dias 29 e 31 de outubro no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contou com a apresentação de iniciativas realizadas por alunos da educação básica profissional e dos cursos de licenciatura de escolas públicas e privadas de Minas Gerais.
Entre os trabalhos premiados, está o da Escola Estadual do Povoado de São Vicente, na cidade de Simonésia. Com o trabalho ‘Mandioca: Usos e Potencialidades’, os estudantes conquistaram o primeiro lugar na categoria ensino fundamental. “Aqui na nossa cidade, as famílias têm a cultura de fazer polvilho a partir da mandioca. A nossa ideia é mostrar para as pessoas a história da mandioca e como ela é usada aqui”, conta a aluna do 9ª ano do ensino fundamental, Renata Caroline Figueiredo. Para a realização do trabalho, os alunos pesquisaram na internet, em livros da biblioteca da escola e fizeram entrevista com famílias que trabalham com o polvilho.
A estudante também afirma que foi muito importante participar da feira. “Foi muito bom. A experiência que adquirimos foi ótima. Tivemos a oportunidade de aprofundar no assunto e, depois de conseguir o primeiro lugar, vamos começar a estudar sobre a farinha que pode ser feita a partir da folha da mandioca”, conclui. O trabalho foi selecionado para a UFMG Jovem depois de ficar em segundo lugar na Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos (Mosit), evento organizado pela ONG Instituto Pagus.
As escolas ganhadoras do primeiro lugar de cada categoria da UFMG Jovem receberam, para os estudantes, bolsa de iniciação científica oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de kit especial para o professor, oferecido pelo projeto de Extensão da Faculdade de Educação, ‘Pensar a educação, pensar o Brasil’.
Confira aqui a lista dos alunos vencedores
Temática da água
Por abordar a temática da água, seis projetos apontados como 'Destaque' por abordar a temática água, estes receberam brinde especial da Copasa.
UFMG Jovem
Organizada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, a feira acontece desde 1999. As escolas premiadas na feira receberam bolsas de iniciação científica para os estudantes, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), parceiro do projeto.
A primeira edição da UFMG Jovem foi realizada em 1999 e foi coordenada pela professora Beatriz Alvarenga Álvares, professora emérita do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas. Esse ano a professora e co-autora de um dos mais importantes livros didáticos de Física do ensino médio foi homenageada em uma cerimônia aberta.
Leia mais:
-Projetos vencedores da Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos buscam sensibilizar a população