Mostra contou com aproximadamente 50 estandes com projetos de escolas da região
Dois projetos de uma mesma escola tiveram destaque na quarta edição da Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos (Mosit). Dos 50 estandes com apresentações de trabalhos de alunos, dois ficaram empatados no primeiro lugar na categoria Ensino Médio, ambos da Escola Estadual Padre Miguel.
Na hora de escolher o tema que levariam à feira, um grupo de alunos do 1º ano do ensino médio quis também sensibilizar a comunidade. Para isso, procuraram mostrar os riscos do cigarro. “Dentro de Simonésia tem muita gente que fuma, então queríamos conscientizar. A gente mostrou pra todo mundo o que o cigarro causa”, explica a aluna Ana Carolina Vilela Soares Clementino.
No estande, o grupo demonstrou o risco do cigarro aos visitantes. “Colocamos formol em um pulmão de porco e, em potinhos, tudo que tem dentro dos cigarros. Fizemos uma entrevista com um pneumologista, que imprimimos e plastificamos. Assim, quem visitasse o estande poderia ler”, conta Ana Carolina.

O outro grupo que ficou em primeiro lugar escolheu falar sobre um tema bem atual: a falta de água. Como o outro grupo da escola, o objetivo deles é sensibilizar. “Como se pode ver nos jornais, os reservatórios estão muito abaixo de sua capacidade. E isso só vem a piorar, já que a pouca água que tem está contaminada. Nós queríamos conscientizar as pessoas que existem outros métodos para limpar a água para consumo. Mostramos métodos simples de fazer isso em casa para consumo mesmo ou para a relançarem limpa e melhorar a qualidade das águas dos rios”, explica Marcos Vinícius Soares da Costa, membro do grupo vencedor.
Entre as experiências que os alunos mostraram na Feira, estava a eletrofloculação. Uma forma simples de limpar a água usando eletricidade e sal de cozinha. “Usamos bateria de carro e mostramos como faz e o que acontece. Foi só uma bateria de 12 volts, mostrando a limpeza em pouca quantidade de água”, diz Marcos. Os alunos também montaram uma maquete mostrando como é o trabalho feito pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), além de demonstrarem como fazer o filtro ecológico com garrafas pet, carvão e outros objetos presentes no dia a dia.
Os dois grupos tiveram o mesmo orientador. O professor Josemar Alves Cury leciona Química na escola e acredita que o diferencial desses trabalhos, que os levaram a vencer a Mostra, está na apresentação. “Foi mais pela exposição do trabalho e como abordaram o tema. Tinha outros trabalhos interessantes lá, mas que não tinham uma abordagem muito boa”.
Depois de vencerem a Mosit, o próximo passo desses estudantes é a UFMG Jovem. A mostra, realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais, será em Belo Horizonte. Para o professor Josemar, os seus alunos têm muito a ganhar com a feira e em outras que poderão vir depois. “Além da experiência ganham motivação. Eles vão conhecer novos trabalhos, outros estudantes, novas abordagens e novos temas”.

Mosit
A Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos (Mosit), realizada desde 2011 em Simonésia, na Zona da Mata, chegou, em 2014, à sua quarta edição. A cada ano, cerca de 50 estandes são montados para mostrar os trabalhos realizados por alunos das escolas de Simonésia e de cidades vizinhas e por seus professores. O evento é organizado pela ONG Instituto Pagus e, esse ano, teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Prefeitura Municipal de Simonésia e da Fundação Oswaldo Cruz/Projeto Ciência Móvel.
Confira os vencedores da edição de 2014:
Ensino médio
1º lugar: O Veneno do “Cigarro” – Escola Estadual Padre Miguel
1º lugar: Descontaminação da Água – Escola Estadual Padre Miguel
3º lugar: O Uso da Água em Simonésia: Avaliações Perspectivas – Escola Estadual Padre Miguel
Ensino fundamental
1º lugar: Bomba Carneiro Hidráulico de PVC e Garrafa – Escola Estadual João Augusto de Carvalho
2º lugar: Mandioca – Escola Estadual do Povoado de São Vicente
2º lugar: Tratamento de Efluente Doméstico Utilizando o Sistema Alagado Construído – Escola Municipal Monteiro Lobato
Confira no blog mais fotos da Mosit.
(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)