Avaliações educacionais estiveram entre os temas discutidos
Os diretores das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) participaram nesta quarta-feira (08-10) de uma reunião gerencial na Secretaria de Estado de Educação (SEE) para discutir, entre outros temas, a aplicação das provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb). Os testes serão aplicados entre os dias 03 e 07 de novembro, na Semana de Avaliação.
Os alunos que fazem as avaliações do Proalfa receberão no dia da aplicação o ‘Questionário da Família’, este deverá ser preenchido pelos pais ou responsáveis e devolvidos no segundo dia ao professor da turma. Este é o primeiro ano que o questionário é aplicado.
Já os estudantes que fazem a avaliação do Proeb não preencherão mais os questionários no dia que fizeram a avaliação de Matemática. A partir desse ano, os testes de Língua Portuguesa serão aplicados no primeiro dia, os de Matemática no segundo dia e o questionário no terceiro dia. “Antes os alunos ficavam preocupados em responder o questionário e deixam a prova por último, por isso a mudança”, ressaltou a superintendente de Avaliação Educacional, Maria Inez Barroso Simões.
Os questionários socioeconômicos têm por objetivo conhecer melhor a realidades dos alunos da rede estadual de ensino.
Novidade
Durante a reunião, também foi apresentada aos diretores uma novidade no Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAEE). A partir deste ano, o Banco de Itens contará com 500 questões de respostas construídas para avaliar as habilidades de produção de textos dos alunos. São questões de caráter discursivo, em que a resposta é redigida em forma de texto escrito, construído coerentemente de acordo com uma proposta apresentada.
“São itens que irão ajudar os alunos do ensino médio na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois são questões abertas e de temas atuais”, conclui Maria Inez. Atualmente, o Banco de Questões conta com cerca de 90 mil itens de todos os conteúdos e níveis de ensino.
Avaliações educacionais
O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar auxilia os professores na elaboração de práticas pedagógicas, a partir dos resultados dos alunos nas avaliações. Ele integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). Também integram este sistema, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Tanto o Proalfa, quanto o Proeb, são realizados a partir de avaliações externas que apresentam um diagnóstico do sistema, viabilizando assim, a elaboração de políticas públicas educacionais.
(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)