A Escola Estadual Caetano Machado da Silveira, de Passos, no sul de Minas, tem preparado intensamente os alunos para os vestibulares. Ao longo do ano, 60 estudantes do 2.º e 3.º ano do Ensino Médio assistem às aulas regulares pela manhã e retornam à noite, quando fazem simulados e freqüentam o curso gratuito preparatório para o futuro ingresso no ensino superior. São nove aulas diárias, que têm garantido o sucesso de muitos jovens.

A retribuição dos ex-alunos vem na forma de várias aprovações e no trabalho voluntário na escola: “A maioria de nossos antigos estudantes retorna para prestar serviços e fazer estágios”, conta Montovane Pereira Ribeiro, diretor há 13 anos.

“Nosso objetivo é competir de igual para igual com a rede particular nos concursos e vestibulares”, revela Montovane, desde 1979 na instituição, onde começou a trabalhar como professor alfabetizador. Talvez por conta desse detalhe, ele esteja satisfeito com os estudantes menores, que participam agora do Programa Aluno em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação (SEE). “Temos 27 alunos da 5.ª série do ensino fundamental que fazem, depois das aulas matinais, oficinas de artes, reciclagem, capoeira, dança, teatro, música e informática”, afirma, entusiasmado. O Programa permite que os alunos tenham também acompanhamento do para casa: “Os pais nos apóiam e, no ano que vem, queremos que outras 25 crianças sejam incluídas”, conclui.

Mais de 100 estudantes fazem curso de informática e outros 200 jovens e adultos foram integrados ao Programa de Aceleração de Estudos, (PAE), no turno da noite. Além disso, a escola acolhe alunos com necessidades especiais, através do Programa Incluir da SEE, que promoveu a capacitação de professores e a adequação do espaço físico.

Fundada em 1963 e atualmente com 1.500 alunos, a Caetano Machado da Silveira é uma das maiores escolas da cidade, com 2.000 m², e pertence à Rede de Escolas-Referência, da SEE. Desde 2004 a escola recebeu R$ 282 mil em investimentos do governo estadual. Os recursos foram investidos na  realização de reforma completa e construção de quatro salas, sanitários e salão multi-uso com 170 lugares.

Enviar para impressão