Cerca de 500 educadores participam de capacitação promovida pelo Programa de Intervenção Pedagógica voltado aos municípios

Ao dar continuidade à agenda de capacitações do Programa de Intervenção Pedagógica voltado aos municípios (PIP Municipal), a Secretaria de Estado de Educação (SEE) reúne hoje educadores de 130 municípios da região central do Estado. Durante o encontro realizado em Belo Horizonte, são discutidos os desempenhos das redes públicas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação e nos exames do Sistema Mineiro de Avaliação da Rede Pública (Simave).

Em seu discurso na abertura do encontro, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, destacou o bom desempenho de Minas Gerais no Ideb e que o PIP tem o papel de potencializar as ações pedagógicas desenvolvidas pelo Estado e pelos municípios. “O PIP começou em 2007 e no primeiro ano de avaliação do Ideb após o início do programa, Minas Gerais assumiu o primeiro ligar do país nos anos iniciais do ensino fundamental, onde está até hoje. Em 2012, nós expandimos o PIP para os anos finais e, em 2013, ano do primeiro Ideb após essa expansão, Minas é primeiro ligar, isolado, nos anos finais do ensino fundamental. Acredito que esses avanços querem nos dizer alguma coisa”, ressaltou.

Secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, durante abertura do encontro do PIP Municipal - Polo Centro. Crédito: Hudson Menezes ACS/SEE

O encontro será realizado até amanhã e reúne cerca de 500 educadores entre servidores pedagógicos da rede estadual de ensino, secretários municipais de educação e profissionais municipais que atuam no Programa de Intervenção Pedagógica. A programação do encontro ainda conta com oficinas voltadas ao aprimoramento da prática de intervenção pedagógica nas escolas municipais. “O PIP estadual também está enriquecendo com a experiência que os municípios estão portando. Em Minas, a educação é feita em conjunto”, disse Ana Lúcia Gazzola.

A abertura do encontrou contou com apresentações culturais da "Orquestra Jovem da Escola Estadual Padre João Botelho" e do "Coral Jovens Cantores do Instituto de Educação de Minas Gerais". Ambas escolas estão localizadas em Belo Horizonte.  

 

Alunos da Orquestra Jovem da Escola Estadual Padre João Botelho durante apresentação. Crédito: Hudson Menezes ACS/SEE

Primeiro ano da iniciativa

Entre os participantes do encontro está a diretora escolar do município Santana do Riacho, Osvnice Dionísia Neves. De acordo com a educadora, o Programa auxiliou o município da região metropolitana da Capital Mineira a aperfeiçoar sua prática de intervenção focando no aluno. “Nós fomos assistidos por uma equipe da Metropolitana C. No começo a dificuldade que tivemos é que nós tínhamos um trabalho de intervenção mais focado no professor e não nos alunos. Agora, com o PIP, voltamos a atenção também para os estudantes, pensando na prática do professor na sala de aula. Criamos salas de reforço focando na aprendizagem dos alunos”, disse a diretora escolar.

Alunos do Coral Jovens Cantores do Instituto de Educação de Minas Gerais durante apresentação. Crédito: Hudson Menezes ACS/SEE

Encontros em polos

Os encontros do PIP municipal tiveram início nos dias 15 e 16 de setembro, reunindo educadores da região do Vale do Rio Doce. Na Zona da Mata, a agenda ocorreu nos dias 16 e 17 setembro. No Triângulo Mineiro e no Norte de Minas as agendas foram realizadas nos dias 18-19/09 e 22-23/09, respectivamente.

“Nos primeiros encontros foi muito bom ver o trabalho que os municípios estão realizando a partir do PIP, através do empenho de suas equipes. Antes, nosso estado contava com 83 municípios estratégicos, hoje conseguimos reduzir para 46 e olha que estamos apenas no primeiro ano do PIP Municipal”, avaliou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos. O último polo a receber o encontro será o Sul de Minas. Na região, a agenda com os educadores será no município de São Lourenço.

PIP

O PIP realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas estaduais para orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino. Com o Programa, as escolas da rede estadual conseguiram elevar consideravelmente a qualidade da alfabetização dos estudantes das escolas estaduais mineiras. Em 2013, a iniciativa foi estendida a todos os municípios mineiros que possuem anos iniciais do Ensino Fundamental.

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)

Enviar para impressão