Cerca de 500 educadores participam de capacitação promovida pelo Programa de Intervenção Pedagógica voltado aos municípios
Ao dar continuidade à agenda de capacitações do Programa de Intervenção Pedagógica voltado aos municípios (PIP Municipal), a Secretaria de Estado de Educação (SEE) reúne hoje educadores de 130 municípios da região central do Estado. Durante o encontro realizado em Belo Horizonte, são discutidos os desempenhos das redes públicas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação e nos exames do Sistema Mineiro de Avaliação da Rede Pública (Simave).
Em seu discurso na abertura do encontro, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, destacou o bom desempenho de Minas Gerais no Ideb e que o PIP tem o papel de potencializar as ações pedagógicas desenvolvidas pelo Estado e pelos municípios. “O PIP começou em 2007 e no primeiro ano de avaliação do Ideb após o início do programa, Minas Gerais assumiu o primeiro ligar do país nos anos iniciais do ensino fundamental, onde está até hoje. Em 2012, nós expandimos o PIP para os anos finais e, em 2013, ano do primeiro Ideb após essa expansão, Minas é primeiro ligar, isolado, nos anos finais do ensino fundamental. Acredito que esses avanços querem nos dizer alguma coisa”, ressaltou.
O encontro será realizado até amanhã e reúne cerca de 500 educadores entre servidores pedagógicos da rede estadual de ensino, secretários municipais de educação e profissionais municipais que atuam no Programa de Intervenção Pedagógica. A programação do encontro ainda conta com oficinas voltadas ao aprimoramento da prática de intervenção pedagógica nas escolas municipais. “O PIP estadual também está enriquecendo com a experiência que os municípios estão portando. Em Minas, a educação é feita em conjunto”, disse Ana Lúcia Gazzola.
A abertura do encontrou contou com apresentações culturais da "Orquestra Jovem da Escola Estadual Padre João Botelho" e do "Coral Jovens Cantores do Instituto de Educação de Minas Gerais". Ambas escolas estão localizadas em Belo Horizonte.
Primeiro ano da iniciativa
Entre os participantes do encontro está a diretora escolar do município Santana do Riacho, Osvnice Dionísia Neves. De acordo com a educadora, o Programa auxiliou o município da região metropolitana da Capital Mineira a aperfeiçoar sua prática de intervenção focando no aluno. “Nós fomos assistidos por uma equipe da Metropolitana C. No começo a dificuldade que tivemos é que nós tínhamos um trabalho de intervenção mais focado no professor e não nos alunos. Agora, com o PIP, voltamos a atenção também para os estudantes, pensando na prática do professor na sala de aula. Criamos salas de reforço focando na aprendizagem dos alunos”, disse a diretora escolar.
Encontros em polos
Os encontros do PIP municipal tiveram início nos dias 15 e 16 de setembro, reunindo educadores da região do Vale do Rio Doce. Na Zona da Mata, a agenda ocorreu nos dias 16 e 17 setembro. No Triângulo Mineiro e no Norte de Minas as agendas foram realizadas nos dias 18-19/09 e 22-23/09, respectivamente.
“Nos primeiros encontros foi muito bom ver o trabalho que os municípios estão realizando a partir do PIP, através do empenho de suas equipes. Antes, nosso estado contava com 83 municípios estratégicos, hoje conseguimos reduzir para 46 e olha que estamos apenas no primeiro ano do PIP Municipal”, avaliou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos. O último polo a receber o encontro será o Sul de Minas. Na região, a agenda com os educadores será no município de São Lourenço.
PIP
O PIP realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas estaduais para orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino. Com o Programa, as escolas da rede estadual conseguiram elevar consideravelmente a qualidade da alfabetização dos estudantes das escolas estaduais mineiras. Em 2013, a iniciativa foi estendida a todos os municípios mineiros que possuem anos iniciais do Ensino Fundamental.
(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)