Analista educacional Ana Lúcia da Silva ficará nos Estados Unidos até o dia 24 de setembro

Até o dia 24 de setembro, a analista educacional da diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional da Secretaria de Estado de Educação, Ana Lúcia da Silva, terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o sistema educacional dos Estados Unidos. Ao todo, 27 coordenadores do Prêmio Gestão Escolar participam de um intercâmbio no País.

“O objetivo do projeto é capacitar os coordenadores para atuarem na formação dos gestores. Os diretores de escola, quando vão, conhecem a atuação dos diretores de lá, como administração da escola, iniciativas de cunho pedagógico, entre outros. Nós teremos uma visão mais ampliada para que possamos trabalhar na definição de políticas públicas. Vai ser um intercâmbio mais voltado para o olhar do órgão legislador. Afinal, as políticas públicas de educação partem daqui”, ressalta Ana Lúcia.

Fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Embaixada Americana, o intercâmbio será dividido em três partes.  A primeira consiste em um curso em Washington, onde os coordenadores irão analisar o panorama do sistema educacional dos EUA, o papel do governo na definição de políticas públicas em educação e o papel das demais organizações educacionais na definição de políticas.

Na segunda parte da viagem, os coordenadores vão se dividir em pequenos grupos para visitar escolas nos estados do Colorado, Carolina do Norte e a Pennsylvania. Dentre os objetivos destas visitas, está a compreensão sobre a estrutura e funcionamento dos estabelecimentos escolares. Também, durante as visitas, irão se reunir com diretores, educadores e membros de associações de pais e mestres e de conselhos escolares.

Intercâbio tem entre seus objetivos apresentar o sistema educacional dos Estados Unidos para os coordenadores. Foto: Divulgação Consed

O fim da viagem será em Nova York, onde o grupo se reunirá novamente e participará de uma oficina na Academia de Liderança da Cidade de Nova York, focada em gestão escolar e liderança. Também, em Nova York, serão feitas visitas a escolas, para que o grupo possa colocar em prática o aprendizado do intercâmbio.  

Ao retornar para o Brasil, os coordenadores iniciarão as discussões de capacitações que poderão ser ministradas aos gestores das escolas mineiras. “É também um momento de preparação para 2015. A partir do intercâmbio vamos desenvolver ações para a formação dos gestores. Em 2015, vamos nos reunir com eles e repassar o que aprendemos e propor para a secretaria ações de formações para os gestores”, conclui Ana Lúcia.

Intercâmbio dos diretores de escolas

No mês de outubro será a vez dos diretores de escolas que se destacaram na edição de 2013 do Prêmio Gestão Escolar participarem de um intercâmbio. Desta vez, o local escolhido é a Inglaterra, no Reino Unido.

Prêmio Gestão Escolar

O intercâmbio educacional, que já proporcionou a troca de experiências para 328 diretores, faz parte da premiação do PGE, uma promoção do Consed em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura e o Ministério da Educação (MEC). A premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. Ao todo, 34.832 instituições já participaram.

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)

Enviar para impressão