Cerca de 250 pessoas devem participar da programação de atividades voltadas à promoção da cultura da paz no ambiente escolar

Tem início hoje o XVIII Fórum de Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede (Forpaz), realizado pela Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Com uma programação composta por palestras e mesas-redondas, o encontro também abre espaço para as escolas apresentarem as experiências que desenvolvem na área de promoção da cultura da paz no ambiente escolar. O Forpaz reúne cerca de 250 participantes entre educadores, representantes de órgão públicos e entidades parceiras.

Regional de Governador Valadares recebe o Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar. Crédito: Janete Camargo / SRE Governador Valadares

Uma dos relatos apresentados nesse primeiro dia de Fórum é o da diretora da Escola Estadual Vila Isa, em Governador Valadares. De acordo com a diretora da instituição, Ivanete Teixeira Franco, a escola realiza um trabalho, desde 2005, voltado à mediação de conflito com os alunos a partir da sensibilização. “O respeito é trabalhado em todos os conteúdos escolares. Em Língua Portuguesa, os alunos leem textos sobre o tema e realizam atividades de interpretação a partir dessas leituras. É algo que faz parte do cotidiano aqui da escola”, lembra.

Mas antes do respeito e cuidado com o próximo, os mais de 350 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental que a escola possui são orientados sobre o respeito a si mesmo. “Nas aulas de Ciências, os estudantes são orientados a cuidarem de si mesmo e a não agredirem o próprio corpo com uma alimentação inadequada. A pessoa que não cuida ou tem respeito por si mesma, torna-se um instrumento de violência para a sociedade”, desta Ivanete Teixeira. Ela ainda ressalta que as ações têm auxiliado na manutenção da disciplina escolar. “Nós temos melhorado muito neste aspecto. Hoje, a disciplina na escola é sensacional”, finaliza.

Nos dois dias do Forpaz em Governador Valadares, temas como a “Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede no Contexto Escolar”, “Políticas de Assistência, Segurança e Prevenção” e “Políticas de Assistência, Segurança e Prevenção” serão debatidos com os participantes da iniciativa.

Edição em Almenara

Nesta terça-feira o Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar termina sua edição em Almenara, no Vale do Jequitinhonha. O encerramento da iniciativa na cidade traz uma discussão sobre o tema: “Mediação de Conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede: compreendendo as diferenças para transformar conflitos e prevenir violências”.

Forpaz

O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, criado em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012.

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)

Enviar para impressão