Cerca de 250 participantes, entre educadores, membros da comunidade e órgãos parceiros discutem a formação de um trabalho integrado para a promoção da paz

Tem início hoje a XVII do Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz). O encontro é realizado na cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, e reúne cerca de 250 participantes entre educadores, representantes de órgão públicos e entidades parceiras. Até esta quarta-feira, serão discutidas estratégias de atuação na área de mediação de conflitos no ambiente escolar a partir de um trabalho articulado entre escola, comunidade e órgãos parceiros.

Forpaz em Almenara é realizado nos dias 09 e 10 de setembro de 2014. Crédito: Divulgação SRE Almenara

Entre os educadores que marcam presença no encontro está diretora da Escola Estadual Coronel Venâncio de Souza, localizada no município de Águas Vermelhas, também no Vale do Jequitinhonha. “A minha expectativa é muito grande, não apenas de conhecimento, mas espero encontrar aqui motivação para poder mobilizar a comunidade escolar para que possamos desenvolver um trabalho que venha trazer essa promoção da paz que a gente tanto anseia”, conta Rosenyr Pereira e Silva.

Na escola de Águas Vermelhas, que atende 840 alunos dos ensinos fundamental e médio, os trabalhos de mediação de conflitos começaram a partir de uma parceria com o Ministério Público da Comarca de Pedra Azul, à qual o município pertence. “O promotor já realizou uma visita à nossa escola, onde conversou com os alunos e os professores. Desde então, tenho notado uma melhora na ordem disciplinar dos estudantes. Agora ela vai voltar para uma reunião com os pais”, adianta a diretora.

Forpaz em Almenara é realizado nos dias 09 e 10 de setembro de 2014. Crédito: Divulgação SRE Almenara

Programação

Durante os dois dias encontro do Forpaz em Almenara, são realizadas palestras e rodas de conversa que abordam temas como: “Sistema e Ações de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”; “Políticas de Assistência, Segurança e Prevenção”; e “Mediação de Conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede: compreendendo as diferenças para transformar conflitos e prevenir violências”. Também há relatos de experiências de trabalhos voltados à promoção da paz no ambiente escolar realizado em escolas estaduais.

Forpaz

O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, criado em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012.

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)

Enviar para impressão