Na rede estadual, 3.674 escolas participarão do momento pedagógico
Esta quarta-feira (13/03) não é dia letivo na rede estadual de ensino mineira, mas se engana quem pensa que a educação dá uma pausa nas atividades. A data faz parte da primeira atividade do “Dia D” que terá a temática “Toda escola deve fazer a diferença”. Na ocasião, os educadores aproveitam o dia sem a presença dos alunos para discutir os resultados em avaliações educacionais, as metodologias de ensino e a adequação do Plano de Intervenção Pedagógica. A atividade é realizada em todas as 3.674 escolas estaduais de ensino fundamental e médio.
“Como as escolas já possuem seus resultados nas últimas avaliações o momento é para planejar e replanejar o projeto que a escola tem para a área de intervenção pedagógica. Assim será possível dar um atendimento mais especializado àquele aluno que ainda não venceu as habilidades necessárias”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Para auxiliar as escolas na realização do momento pedagógico, cerca de 80 analistas educacionais do Órgão Central da SEE foram paras as Superintendências Regionais de Ensino. O trabalho de acompanhamento também será realizado pelas equipes de analistas das 47 regionais de ensino.
Outro instrumento de apoio da SEE está o kit da Coleção 2013 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Ambos integram o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). O kit referente às ultimas avaliações educacionais realizadas pelo Estado é composto por volumes que contem material destinado aos educadores, gestores e aos profissionais das Superintendências Regionais de Ensino.
Para a professora da Escola Estadual Doutor Ulisses Vasconcelos, em Sete Lagoas, Márcia Carvalho de Souza Silva, o Dia D é um momento para refletir e planejar ações para avanços educacionais ainda maiores. “Acreditamos que o Dia D é um momento muito importante para refletirmos sobre o resultado da escola e tentar de forma coletiva encontrar alternativas e ideias inovadoras que possam realmente sanar as dificuldades apresentadas e assim alcançar efetivamente os objetivos propostos e as metas estipuladas pelo sistema educacional”, destacou a professora que leciona para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Momento com comunidade
O outro momento do “Dia D” é denominado “Toda a comunidade participando” e será realizado no próximo sábado (16/08). Neste dia, a comunidade escolar poderá conhecer, entender e também dar sugestões sobre os planos pedagógicos desenvolvidos e discutidos nas escolas na quarta-feira. Em municípios em que o dia 15/08 for feriado, como Belo Horizonte, o segundo momento do “Dia D da Educação” será realizado no sábado seguinte, dia 23/08.
Confira em fotos o 'Dia D- Toda escola deve fazer a diferença' nas escolas estaduais:
(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)