Na rede estadual, 3.674 escolas participarão do momento pedagógico

Esta quarta-feira (13/03) não é dia letivo na rede estadual de ensino mineira, mas se engana quem pensa que a educação dá uma pausa nas atividades. A data faz parte da primeira atividade do “Dia D” que terá a temática “Toda escola deve fazer a diferença”. Na ocasião, os educadores aproveitam o dia sem a presença dos alunos para discutir os resultados em avaliações educacionais, as metodologias de ensino e a adequação do Plano de Intervenção Pedagógica. A atividade é realizada em todas as 3.674 escolas estaduais de ensino fundamental e médio.

“Como as escolas já possuem seus resultados nas últimas avaliações o momento é para planejar e replanejar o projeto que a escola tem para a área de intervenção pedagógica. Assim será possível dar um atendimento mais especializado àquele aluno que ainda não venceu as habilidades necessárias”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Escola Estadual Governador Israel Pinheiro - Contagem - Metropolitana B

Para auxiliar as escolas na realização do momento pedagógico, cerca de 80 analistas educacionais do Órgão Central da SEE foram paras as Superintendências Regionais de Ensino. O trabalho de acompanhamento também será realizado pelas equipes de analistas das 47 regionais de ensino.

Outro instrumento de apoio da SEE está o kit da Coleção 2013 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Ambos integram o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). O kit referente às ultimas avaliações educacionais realizadas pelo Estado é composto por volumes que contem material destinado aos educadores, gestores e aos profissionais das Superintendências Regionais de Ensino.

Para a professora da Escola Estadual Doutor Ulisses Vasconcelos, em Sete Lagoas, Márcia Carvalho de Souza Silva, o Dia D é um momento para refletir e planejar ações para avanços educacionais ainda maiores. “Acreditamos que o Dia D é um momento muito importante para refletirmos sobre o resultado da escola e tentar de forma coletiva encontrar alternativas e ideias inovadoras que possam realmente sanar as dificuldades apresentadas e assim alcançar efetivamente os objetivos propostos e as metas estipuladas pelo sistema educacional”, destacou a professora que leciona para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Momento com comunidade

O outro momento do “Dia D” é denominado “Toda a comunidade participando” e será realizado no próximo sábado (16/08). Neste dia, a comunidade escolar poderá conhecer, entender e também dar sugestões sobre os planos pedagógicos desenvolvidos e discutidos nas escolas na quarta-feira. Em municípios em que o dia 15/08 for feriado, como Belo Horizonte, o segundo momento do “Dia D da Educação” será realizado no sábado seguinte, dia 23/08.

Confira em fotos o 'Dia D- Toda escola deve fazer a diferença' nas escolas estaduais:

 

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)

Enviar para impressão