Mais de 400 educadores participam do encontro
Por meio de atividades práticas, mais de 400 professores e especialistas dos anos iniciais do ensino fundamental discutem o processamento de texto e estratégias de leitura que podem ser trabalhadas com os alunos em sala de aula. A capacitação conta com a participação de educadores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B e de representantes de 10 municípios pertencentes à jurisdição da regional. A capacitação será realizada até o dia 01 de agosto, em Belo Horizonte.
“Por meio de uma análise dos resultados das avaliações externas percebemos que existem habilidades em que há um maior índice de erro. Por isso, selecionamos 22 habilidades que são abordados no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e desenvolvemos uma capacitação voltada para a prática”, ressalta a diretora Educacional da Superintendência, Maize Breguez Martins da Costa.

Ellen Imaculada Ferreira é especialista em Educação Básica na Escola Estadual Newton Amaral, em Betim. Para a educadora, trabalhar as habilidades por meio de oficinas torna o aprendizado mais fácil. “Por meio de atividades práticas fica tudo mais fácil, porque estamos aprendendo como aplicar essas capacidades em sala de aula de uma maneira mais lúdica para que o aluno possa aprender melhor”, afirma.
Durante a capacitação que durou três dias, os educadores também assistiram a palestras sobre a importância da educação.
(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)