Cerca de 80 analistas educacionais fazem esta semana o primeiro trabalho de campo do semestre em escolas do ensino fundamental
Nesta semana cerca de 80 analistas do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) que atuam na Secretaria de Estado de Educação (SEE) retomam a agenda de trabalho de campo. Organizados em equipes, os educadores realizam visitas às 47 Superintendências Regionais de Ensino e escolas estaduais que ofertam o Ensino Fundamental.
“São nessas visitas que realizamos o trabalho de monitoramento e orientação às regionais de ensino e escolas estaduais”, lembra a Superintendente de Desenvolvimento da Educação infantil e Ensino Fundamental, Vera Temponi. No primeiro semestre, a equipe do órgão Central realizou cinco visitas as 47 regionais de ensino e escolas estaduais de todas as regiões mineiras.

Durante as visitas, os educadores do PIP orientam os diretores das Superintendências e equipes regionais sobre as atividades de intervenção pedagógica nas escolas. A intenção é que seja feito um trabalho unificado com as equipes regionais do programa. Uma análise sobre o trabalho já realizado também é feita.
Nas escolas, a equipe do Órgão Central realiza reuniões com os diretores, além de visitas às salas de aula e contribuições para a prática pedagógica dos especialistas e dos professores.
Parceria educacional
Criado em 2007, o PIP realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas estaduais para orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino.
Com o Programa, as escolas da rede estadual conseguiram elevar consideravelmente a qualidade da alfabetização dos estudantes das escolas estaduais mineiras. Desde 2013, o PIP expandiu suas ações para os municípios. A parceria na área de intervenção pedagógica está em todas as cidades mineiras.
(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)