Aproximadamente 400 pessoas estão reunidas para o treinamento
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa chegou à rede estadual no ano passado, quando, com o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), levou a professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de todo o Estado capacitações voltadas para a alfabetização com material produzido pelo Governo Federal. Em 2014, o programa continua na ativa e agora inclui capacitação para a Matemática.
Para dar continuidade, aproximadamente 400 orientadores de estudos, responsáveis por levar a capacitação aos professores da rede, se reúnem até a próxima sexta-feira em Belo Horizonte. Nessa reunião, que teve início na última terça-feira e chega ao fim amanhã (18/06), os profissionais, que são analistas do PIP do órgão central e pessoas selecionadas pela Universidade do Estado de Minas Gerais, estudam o material e conteúdo que será repassado para os regentes de turma inseridos na iniciativa – cerca de 10 mil de todo o Estado.
Segundo a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil, Vera Temponi, o foco do Pacto é diferente esse ano. “Agora o objetivo é aprofundar as questões de Língua Portuguesa e alfabetização, que começaram a ser levadas a eles no ano passado, e também a Matemática”.
Como foi feito no ano passado, o Pacto funciona na rede estadual em conjunto com o PIP. Ter uma base em trabalhos de capacitação de professores e acompanhamento das escolas é uma vantagem para a Secretaria no desenvolvimento dessa parceria. O Pacto também ajuda o trabalho dos analistas educacionais do PIP, segundo Vera Temponi.
“É nossa equipe do PIP que também trabalha com o Pacto e isso facilitou nas ações do Pacto e contribuiu para aprimorar essas ações junto aos professores e escolas. Nossa equipe melhora também, porque eles estudam mais e, com isso, nossas visitas às escolas e às salas de aulas melhoram e também o feedback das escolas nas avaliações externas”.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido pelo Ministério da Educação, tem como objetivo alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino até os oito anos de idade, que cursam o terceiro ano do ensino fundamental. Em Minas Gerais, o Pacto funciona em conjunto com o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), que tem objetivo e metodologia semelhantes ao do programa do Governo Federal. As secretarias Estadual e Municipais de Educação são parcerias nas ações.
Em 10 encontros realizados no período de agosto a dezembro de 2013, foram capacitados 8.649 professores do Ciclo da Alfabetização da rede estadual mineira. Em Minas Gerais, a formação dos orientadores foi realizada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A universidade atua como Universidade Formadora e é responsável pela educação continuada de todos os professores da rede estadual dentro do Pacto.
(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)