Iniciativa é resultado de uma parceira entre a Fundação Mapfre e a Secretaria de Estado de Educação

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Fundação Mapfre irá levar a discussão sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis para as salas de aula das escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Diamantina. O programa ‘Viver com Saúde’ irá contemplar 38 escolas que participam do projeto Educação em Tempo Integral (Proeti) da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Para a realização do programa na regional, nesta quinta-feira (17-07), cerca de 50 diretores de escolas e especialistas serão sensibilizados para os temas  relativos à alimentação saudável e à inclusão de exercícios físicos regulares na vida de cada participante da iniciativa. A partir dessa capacitação, os professores serão estimulados a desenvolver projetos sobre alimentação saudável com seus alunos.

“A capacitação será feita por um representante da Mapfre, que irá falar sobre a parceria e explicar como o programa deverá ser desenvolvido. A partir da capacitação, os diretores e especialistas voltarão para suas escolas e deverão estimular seus professores a desenvolver projetos com foco no resgate da história familiar dos estudantes por meio da culinária”, ressalta a analista da SEE e técnica do Proeti, Ana Bianca Pereira Rocha.

Durante a realização do Programa, os estudantes deverão produzir textos e desenhos que farão parte de um livro intitulado ‘ Histórias e Receitas’.  A publicação reunirá textos produzidos pelos alunos com o auxilio dos pais e professores.

Viver com Saúde

A iniciativa tem por objetivo estimular a sociedade a refletir sobre a saúde e a qualidade de vida, proporcionando iniciativas relacionadas à alimentação saudável e a adoção de exercícios físicos regulares.  O Programa oportuniza a reflexão de professores, alunos e familiares sobre as condutas saudáveis, além de fomentar ações pedagógicas que sensibilizem a comunidade escolar sobre a importância deste tema na vida de cada aluno.

O projeto já foi desenvolvido com alunos das SREs de Teófilo Otoni, Januária, Janaúba e Araçuaí.

Visita técnica

Durante essa semana, também foram realizadas visitas técnicas às escolas da regional que participam do projeto Educação em Tempo Integral. Nas visitas, a analista da Secretaria esclareceu dúvidas e teve a oportunidade de proporcionar uma aproximação maior entre a gerência do projeto e as escolas.

 

(Durante o período eleitoral, o acesso a este conteúdo não foi disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educação)

Enviar para impressão