Matemática, Física, Química... são muita as opções voltadas aos estudantes dos ensinos fundamental e médio

Até o dia 14 de julho as escolas não têm aulas e alunos e professores aproveitam as merecidas férias. Mas os estudantes que estão participando de olimpíadas do conhecimento podem aproveitar os dias sem aulas para se prepararem para as competições, que continuam no segundo semestre. Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa... são olimpíadas para todos os gostos. Veja abaixo em que pé estão as competições e o que vem por aí.

Aplicação da prova da primeira fase da Obmep na Escola Estadual Arthur Bernardes, Sete Lagoas. Foto: Nívea de Oliveira / SRE Sete Lagoas

Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Os alunos que se inscreveram na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já fizeram a prova da 1ª etapa – foi no dia 27 de maio. As provas da 10ª edição e as resoluções das questões já estão, inclusive, disponíveis no site da competição. No dia 13 de agosto, a Obmep vai divulgar os nomes dos candidatos que vão para a segunda fase, que corresponde aos 5% de cada escola que tiveram o melhor desempenho na primeira fase. Depois disso, eles terão apenas um mês para tirarem as últimas dúvidas: a prova, que só tem questões abertas, será no dia 13 de setembro.

Olimpíada Brasileira de Matemática

Os estudantes que têm os melhores resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) poderão participar de competições internacionais, mas quem está participando da Olimpíada e espera uma oportunidade dessa ainda tem muito trabalho pela frente. 560 mil estudantes de todo o Brasil fizeram a prova no dia 3 de junho, que contou com 20 a 25 questões de múltipla escolha que deveriam ser resolvidas em um tempo máximo de três horas. Agora, as escolas têm até a próxima segunda-feira (30/06) para enviarem os relatórios de notas. A segunda fase ocorrerá em 06 de setembro, também nas escolas inscritas. Já a prova da fase final ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, em locais a serem definidos. A lista de estudantes premiados será divulgada no site da OBM em dezembro.

Olimpíada Mineira de Matemática

A Olimpíada Mineira de Matemática (OMM) tem duas fases. Para a primeira é usada a mesma prova da OBM. A segunda, composta por cinco questões discursivas, será aplicada no dia 4 de outubro.

Olimpíada Brasileira de Física

Já quem concorre a uma medalha da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) pode conferir no site a pontuação mínima que o candidato deve ter alcançado para ir para a 2ª etapa da competição. As provas da 2ª fase serão aplicadas no dia 09 de agosto de 2014, sábado, das 13h às 17h (horário local), nas sub-coordenações estaduais definidas por cada comissão estadual. No dia 10 de setembro serão divulgadas as notas mínimas para a classificação para a 3ª fase, que será no dia 11 de outubro. O resultado sai em dezembro.

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) ainda está começando. As inscrições já foram encerradas, mas os alunos que querem ter um bom desempenho na avaliação ainda têm tempo para se dedicarem aos estudos. As provas da primeira fase serão aplicadas nas escolas no dia 12 de agosto e, uma semana depois, no dia 25 do mesmo mês, será divulgado o número mínimo de acertos para a 2ª etapa que, também nas escolas, será no dia 21 de outubro. A previsão é que o resultado final seja divulgado em fevereiro de 2015.

Olimpíada Mineira de Química

A Olimpíada Mineira de Química (OMQ), organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais, caminha para sua FASE II. A Fase I foi dentro das escolas, quando foram selecionados os alunos que vão para a segunda parte da competição. Os professores já inscreverem os estudantes. Agora é hora de se preparar para a próxima prova. Realizada no campus da UFMG, em Belo Horizonte, e em outros cinco municípios, a Fase II será no dia 27 de setembro e, em três horas, os candidatos deverão resolver questões objetivas e discursivas.

Olimpíada Mineira de Química Júnior

Somente alunos do 1º e do 2º anos do ensino médio podem participar da OMQ, mas a UFMG também organiza a Olimpíada Mineira de Química Júnior para os estudantes que cursam o 8º e 9º anos do ensino fundamental. As inscrições ficam abertas até a próxima segunda-feira (30/06). A prova da Fase I será nas escolas em 28 de agosto e a Fase II será nos polos da OMQ no dia 27 de setembro. As inscrições são pelo site, onde também podem ser encontradas mais informações.

Olimpíada Brasileira de Química Júnior

A VII Olimpíada Brasileira de Química Júnior está com inscrições abertas até o dia 30 de julho. As provas da Fase I serão no dia 8 de agosto e a segunda no dia 27 de setembro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 31 de outubro. Como na mineira, a competição é voltada para os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Olimpíada de Língua Portuguesa

Os professores se inscreveram na Olimpíada de Língua Portuguesa em maio e têm até 15 de agosto para enviarem os textos. O texto a ser produzido deverá ser original e de autoria, exclusiva, dos alunos. O gênero “Poema” é voltado aos alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental. “Memórias Literárias” é o gênero destinado aos alunos dos 7º e 8º anos do ensino fundamental. A categoria “Crônica” é para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio deverão produzir textos sobre “Artigo de Opinião”. O evento de premiação está agendado para 1º de dezembro.

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

A sétima edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA/Fiocruz) está com inscrições abertas até o dia 31 de julho. Organizada bienalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a competição é voltada aos alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e privadas. Ela busca fortalecer nos estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar sobre os temas atuais, nas áreas de saúde, educação e meio ambiente; e o de reconhecer o trabalho já em desenvolvimento por professores e alunos nesta área.

Os professores podem inscrever projetos de seus alunos nas modalidades: Produção Audiovisual, Produção de Textos ou Projeto de Ciências. A inscrição é gratuita, realizada a partir do preenchimento do formulário eletrônico, disponível no site da Olimpíada e da postagem do material original, via correio convencional, a uma das coordenações regionais da Olimpíada. Confira a sua coordenação regional e o regulamento completo aqui.

Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é formada por duas competições independentes: a Modalidade Teórica (MT) e a Modalidade Prática (MP), ambas com inscrições encerradas. As provas da MT serão aplicadas no dia 22 de agosto nas próprias escolas. Já a modalidade prática tem duas etapas, estadual e nacional. Aqui em Minas, a etapa nacional será nos dias 8 e 9 de agosto na Universidade Federal de São João del Rey. Já a etapa nacional será em São Carlos, no interior de São Paulo, em outubro.

Enviar para impressão