Destaque mineiro na edição de 2013 do Programa Jovens Embaixadores participa de semana de imersão na Língua Inglesa no Paraná

Nesta sexta-feira (27/06) Júnio Lucas Araújo de Oliveira embarca para uma nova experiência em sua vida. O jovem mineiro vai participar da semana de imersão “English Immersion USA -2014”, promovida pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os centros binacionais Brasil-Estados Unidos de Londrina no Paraná e Belém no Pará. A oportunidade veio enquanto cursava o último ano do ensino médio, em 2013, na Escola Estadual Geraldo Parreiras, em João Monlevade, e foi semifinalista da edição do Programa Jovens Embaixadores daquele ano.

Júnio Lucas Araújo de Oliveira vai participar da semana de imersão “English Immersion USA -2014”. Crédito: Arquivo Pessoal.

“Quando fui selecionado, é que a realidade se escancarou e caiu a ficha de que eu já estava selecionado para o "English Immersion". Foi uma felicidade enorme, e um sentimento de que valeu muito a pena os esforços que eu empreendi para ser selecionado tomou conta de mim. Meses depois, a embaixada me enviou o convite que eu, evidentemente, não pude recusar”, lembra o estudante sobre a decisão.

A semana de imersão será realizada entre os dias 29 de junho e 04 de julho e contará com aulas de inglês, atividades esportivas, de culinária, de cultura e de sociedade. Em todo o país, 129 estudantes participarão da iniciativa. Os jovens foram divididos em dois grupos. Um deles participará das atividades na capital paraense, já o outro grupo seguirá para as ações no município de Londrina, como é o caso de Júnio Lucas. “Espero aproveitar a oportunidade para aprender mais sobre a cultura norte-americana e sobretudo para aprender mais sobre o mundo da diplomacia, e sua relação na relação Brasil-EUA. Também quero conhecer o sul do país, região que nunca visitei”, destaca.

O jovem mineiro que, atualmente, cursa Direito na Universidade Federal de Ouro Preto pretende aproveitar as oportunidades da semana de imersão. Mais que o aperfeiçoamento na Língua, Júnio quer fazer amizades. “O que faz dessa experiência algo ainda mais interessante é poder expandir o meu "networking" a pessoas que certamente dividem dos mesmos gostos e ambições e certamente os meus futuros amigos do EIP são "celeiros" de grandes e novas ideias, portanto, espero ser "provocado" por elas”, deseja.

Paixão pela Língua Inglesa de Júnio Lucas (ao centro com placa na mão), teve influência do irmão. Crédito: Arquivo Pessoal

Paixão antiga

Apaixonado por idiomas, Júnio Lucas conta que o interesse pela Língua Inglesa veio cedo e teve a influência do irmão André Araújo que o colocava para escutar músicas e vídeos em inglês. As curiosidades sobre a língua e o gosto pela comunicação, também foram fatores que contribuíram para o aprendizado de Júnio Lucas.

“Creio que a interação desses fatores me catapultou para uma "imersão de ponta cabeça" com o inglês. No princípio eu confesso que não pensava assim, hoje acho o inglês uma língua muito agradável sonoramente e "gostosa" para se comunicar. Parece simplório, mas eu creio que quem estuda línguas abre para si uma janela maior para mundo. São muitas as novas perspectivas que se desdobram no horizonte das oportunidades”, avalia.

Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores foi iniciado no Brasil em 2002 e agora é replicado em 25 países. Os parceiros da Embaixada dos EUA nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, IBM, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais.

Para participar o candidato deve ter entre 15 e 18 anos (até a data da viagem), boa fluência oral e escrita em Inglês, ser alunos do ensino médio na rede pública com excelente desempenho escolar e que seja engajado por, pelo menos, um ano em atividades de responsabilidade social.

Enviar para impressão