Com o título ‘O Desafio da integração do servidor público iniciante: a EAD como alternativa’, trabalho foi elaborado por servidores da Magistra

Um grupo de servidores da Secretaria de Estado de Educação elaborou um artigo baseado no trabalho que fazem dentro do órgão. Agora, esse trabalho será apresentado em um evento nacional: o Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud 2014), evento que será realizado em Florianópolis, em agosto.

Atuantes na Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, Haline Cristina Ferreira Santos, Danielle Morais Rabelo, Frederico de Araújo Toledo, Gleidson Carlos Pinto e Lilian Maria Fonseca Costa elaboraram juntos o artigo ‘O Desafio da integração do servidor público iniciante: a EAD como alternativa’, que teve como base o ‘Treinamento Introdutório do Governo de Minas Gerais’. Oferecido pela Magistra, o curso é voltado aos novos servidores da Secretaria, que foram aprovados no último concurso.

A quantidade de pessoas que fariam o curso – o concurso ofereceu mais de 20 mil vagas – foi um dos fatores que levou à inscrição em um congresso nacional, segundo Gleidson. “O que nos fez elaborar esse artigo foi o fato de ele ter sido feito pela Magistra junto com toda a Secretaria, além do atendimento a tantos servidores. E também o gosto pela Educação a Distância. A inscrição no Congresso veio do desejo de compartilhar essa ideia e de trazer novas experiências também”.

A capacitação, totalmente a distância, teve como objetivo promover a integração do servidor ao seu contexto de trabalho através da assimilação de normas, princípios, valores e costumes compartilhados nos órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional. Essa foi a primeira vez que uma secretaria de Estado de Minas Gerais fez um trabalho como esse. “Foi um trabalho que demandou quase um ano de planejamento. A primeira etapa do curso foi oferecida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e nós participamos da segunda etapa, que visa apresentar a estrutura da Secretaria aos novos servidores”, afirma Haline, que vai representar no grupo no Congresso.

Haline fará uma apresentação oral do artigo, que se destaca na seleção do Congresso: ele é o único elaborado somente por uma equipe de uma secretaria. “Achamos importante esse envolvimento de secretarias e universidades”, diz Haline. Falta mais de um mês para o evento mas, a equipe já estuda a programação do Congresso. “Já tem dois workshops pelos quais nos interessamos”, afirma Haline, que, na volta, repassará tudo o que aprendeu e experiências que conheceu aos colegas do grupo.

ESUD

O Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) é promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), um consórcio formado por 70 instituições públicas de ensino superior que têm por objetivo democratizar o acesso à educação com a oferta de cursos na modalidade a distância. O ESUD visa ser um espaço propício para reflexão e cooperação interinstitucional e interdisciplinar no campo da educação a distância. Esse ano, o XI ESUD apresenta o tema “Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática”. O propósito da temática-macro é o diálogo interdisciplinar entre diversas áreas, como Tecnológica, Política e Gestão em EaD, e Ensino e Aprendizagem.

Enviar para impressão