Orientações são encaminhas em versão impressa a todas as escolas da rede estadual de ensino
Ampliar a reflexão sobre a mediação de conflitos e auxiliar as escolas na promoção da cultura da paz. Com esse objetivo, a Magistra encaminha a todas as 3.674 escolas da rede estadual de ensino o manual “Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar: Promoção de uma Cultura de Paz nas Escolas”. O manual é a primeira publicação da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da Secretaria de Estado de Educação.

Composto por cinco capítulos, o manual aborda as temáticas: violência, bullying, problemas do cotidiano escolar, medidas procedimentais e promoção da cultura de paz. Toda a reflexão se dá a partir de 46 perguntas e respostas para facilitar a consulta do leitor. “O principal desse manual é que ele oferece o recurso para os educadores nas escolas possam ter mais conhecimento sobre esse tema”, explica a vice-diretora da Magistra, Paula Cambraia.
Exemplares para as escolas
Cada uma das escolas estaduais receberá dois exemplares do manual. O material também será encaminhado para as 47 Superintendências Regionais de Ensino, além da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e equipes de programas da Secretaria de Educação. “Nós temos que discutir esse tema em um universo mais amplo”, destaca Paula Cambraia.
Forpaz
Outra ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação com foco na mediação de conflitos é o Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar (Forpaz). A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Defensoria Pública, busca fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar.
Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.
Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, criado em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012. Desde então, foram realizados 16 fóruns regionais.