Podem se inscrever escolas públicas que ofertam os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio

Conhecer e dar visibilidade aos projetos educativos socioambientais das escolas estaduais e municipais da Bacia do Rio das Velhas. É com esse objetivo que chega a terceira edição do ‘Premiando a Educação’, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, do Projeto Manuelzão da UFMG, da prefeitura de Belo Horizonte e do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio das Velhas e suas demais prefeituras. As inscrições estarão abertas a partir de 15 de julho e encerram-se em 22 de agosto.

Podem se inscrever no prêmio escolas da rede pública que atendam os finais do ensino fundamental e o ensino médio localizadas na Bacia do Rio das Velhas. Podem concorrer trabalhos dos anos de 2013 e 2014 já concluídos ou em realização, que preencham os requisitos do regulamento, independentemente de já terem sido premiados em outros concursos.

São duas categorias. A primeira é para ‘Projetos de Intervenção na Comunidade Escolar’, ou seja, iniciativas da comunidade escolar e do entorno em prol da revitalização de microbacias e sub-bacias, como a conservação e preservação de cursos d’água; recuperação das matas ciliares; ações de mobilização e luta social em prol do ambiente com qualidade de vida das águas e do solo. Não serão considerados trabalhos conceituais que não tenham sido aplicados na prática.

A segunda categoria são para ‘Projetos com Abordagens Inovadoras’. Podem se inscrever escolas que incorporaram no seu espaço físico e no processo pedagógico a gestão participativa, tornando o ambiente escolar mais sustentável. A metodologia utilizada nessa categoria deverá contemplar objetivamente a aprendizagem contextualizada.

Todas as escolas participantes receberão certificado e terão seus nomes divulgados no site e Blog do Projeto Manuelzão. Para cada uma das duas categorias, três projetos serão escolhidos. O prêmio aos professores com projetos selecionados será uma viagem de um fim de semana em local ainda a ser definido. Cada projeto premiado poderá levar até quatro professores que participaram do trabalho.

Leia o regulamento completo no site do Projeto Manuelzão.

Enviar para impressão