Participaram do evento mais de 560 mil estudantes em todo o país

Já estão disponíveis para consulta os gabaritos das provas da primeira fase da 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).  As provas da competição foram aplicadas na última terça-feira (03-06) e contaram com a participação de 560 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. Confira aqui os gabaritos das provas 

As provas da primeira etapa foram realizadas em mais de três mil escolas da rede pública e privada de ensino em todo o país.  Sendo que desse total, 355 eram mineiras. Nesta primeira etapa os participantes resolveram de 20 a 25 questões de múltipla escolha em um tempo máximo de três horas.

Conforme o calendário da competição, as escolas devem enviar os relatórios de notas até o dia 20 de junho. Serão classificados para a fase seguinte os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa.

A segunda fase ocorrerá em 06 de setembro, também nas escolas inscritas. Já a prova da fase final ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, em locais a serem definidos. A lista de estudantes premiados será divulgada no site da OBM durante o mês de dezembro.

Olimpíada Brasileira de Matemática

 A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem por objetivos estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.

A competição conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Enviar para impressão