Em Minas Gerais, 1.936.366 alunos de escolas públicas participaram da primeira etapa da competição

As escolas brasileiras devem ficar atentas ao prazo de envio dos cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As provas da primeira etapa foram aplicadas no dia 27 de maio em  46.698  escolas públicas de todo o país, sendo que , 4.558 delas são mineiras.  A correção das provas são feitas pelas escolas participantes e elas têm até o dia 10 de junho para encaminhar à coordenação da Obmep  os cartões-resposta.

Quase dois milhões de alunos de escolas públicas mineiras participaram da primeira etapa da 10ª edição da Obmep. Ao todo, a competição teve 18.187.971 inscritos. Minas Gerais é o segundo estado com maior número de alunos inscritos na primeira etapa da olimpíada, ficando atrás apenas do estado de São Paulo, que é o maior do país em número de habitantes e conta com 3,5 milhões estudantes cadastrados. Os dados são da coordenação da competição.

Em Minas Gerais, 1.936.366 alunos de escolas públicas participaram da primeira etapa da competição. Foto: Geanine Nogueira

Minas na frente

Em 2013, os estudantes mineiros conquistaram pela sétima vez consecutiva o topo do ranking da Obmep, tanto em número total de medalhas, quanto em número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Obmep, foram 148 ouros conquistados, 253 pratas e 1199 bronzes. Um total de 1600 medalhas, além de 9.146 menções honrosas.

Calendário

De acordo com o calendário da competição, as provas da 2ª etapa serão realizadas no dia 13 de setembro, às 14h30, em locais a serem divulgados pela coordenação da Obmep. A lista com os nomes dos alunos premiados está prevista para o dia 01 de dezembro.

Obmep

Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do Ensino fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio fazem a prova do nível 3.

A competição busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deve selecionar 5% do total de alunos inscritos, que são aqueles com as maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva.

A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Enviar para impressão