Aproximadamente 160 professores e especialistas participaram do treinamento

Professores de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano do ensino fundamental e especialistas que atuam em escolas da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Curvelo participaram de uma capacitação que misturou trabalhos práticos com os Conteúdos Básicos Comuns. O conteúdo do treinamento poderá ser usado em sala de aula com os alunos dos 160 participantes que se reuniram nos dias 22 e 23 (educadores que lecionam Língua Portuguesa) e 29 e 30 de maio (professores de Matemática).

 Atividades práticas e conteúdo teórico marcaram a capacitação. Foto: Arquivo SRE Curvelo

“Foi uma capacitação muito produtiva, um trabalho muito bom, com professores sendo protagonistas e criando. Eles saíram daqui muito satisfeitos”, conta a Gerente Programa de Intervenção Pedagógica nos anos finais (PIP/CBC) da SRE, Dulcymar de Mello Gonçalves Pimenta. Se os professores foram os protagonistas na capacitação, segundo Dulcymar o mesmo será feito pelos alunos quando o conteúdo do treinamento for aplicado em sala de aula. “Trabalhamos para mostrar que o jovem pode ser protagonista do processo de ensino aprendizagem”.

Entre as atividades que poderão ser levadas para a sala de aula com esse objetivo, estão exercícios com jornais impressos e online para os professores de Língua Portuguesa, além dos celulares. “São aparelhos que dão muitos problemas em sala de aula, mas mostramos como eles poderiam usá-lo em benefício da aprendizagem, que eles poderiam buscar vídeos e a partir desses vídeos os alunos criariam seu próprio material”, diz Dulcymar. Os professores de Matemática trabalharam espaço e forma, grandezas e medidas. Esculturas em sabão e campos de futebol podem ser usados para ensinar, por exemplo, as formas geométricas.

Enviar para impressão