Das 47 sedes, oito concluem essa fase do torneio entre hoje e amanhã

A etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) termina neste fim de semana. Em todo o Estado, a competição é realizada em municípios das 47 Superintendências Regionais de Ensino. Os estudantes de escolas públicas e particulares participam de jogos de modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), além da competição de xadrez. O período para que as regionais realizassem essa etapa da competição começou em 31 de março.

Das 47 sedes dessa etapa da competição, oito concluem a microrregional entre hoje e amanhã. São elas: Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (jogos em Coronel Fabriciano), Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo (jogos em Perdões), Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis (jogos em Oliveira), Superintendência Regional de Ensino de Guanhães (jogos em São João Evangelista), Superintendência Regional de Ensino de Muriaé (jogos em Muriaé), Superintendência Regional de Ensino de Diamantina (jogos em Serro), Superintendência Regional de Ensino de Januária (jogos em São Francisco) e Superintendência Regional de Ensino de Uberaba (jogos em Frutal).

Na regional de Januária, os jogos tiveram início no dia 20 de maio e são realizados no município de São Francisco. Crédito: Divulgação SRE Januária

As outras 39 regionais de ensino já concluíram a fase microrregional. No Vale do Rio Doce, a Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares realizou a microrregional no período de 05 a 10 de maio de 2014. Na ocasião, alunos de 43 escolas públicas e particulares de 27 municípios disputaram as modalidades coletivas do torneio. Para os municípios do Vale do Rio Doce, a fase regional da competição será realizada na cidade de João Monlevade.

Na etapa regional a Superintendência de Governador Valadares será representada por 14 equipes nas modalidades coletivas e 15 alunos no xadrez. Em todas essas modalidades, a regional contará com atletas de 12 a 17 anos, tanto no masculino, quanto no feminino.

Na regional de Governador Valadares, alunos das escolas estaduais "Paulo Luis de Mathias Lobato" e "Frei Inocêncio" foram classificados para a regional em João Monlevade. Crédito: Divulgação SRE Governador Valadares

 

No Triângulo Mineiro, a Copa do Mundo serve como um estímulo a mais para os alunos/ atletas. Na Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba, os jogos foram realizados entre os dias 06 e 10 de maio, no município de Santa Vitória. “A fase microrregional foi realizada com muita disciplina. A expectativa dos estudantes para a próxima etapa é grande. Esse clima de Copa do Mundo contagia os alunos, principalmente os de futsal. É como se eles tivessem sido escalados para o torneio”, explica a coordenadora dos Jogos Escolares na regional, Cláudia Cristina Ribeiro de Souza Rezende.

Foram classificados para a próxima fase, a regional, 231 alunos de 12 a 17 anos. Esses estudantes disputaram a etapa regional entre os dias 07 e 12 de junho, no município de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro.

Na Superintendência de Ituiutaba os Jogos Escolares foram realizados entre os dias 06 e 10 de maio. Crédito: Divulgação SRE Ituiutaba

 

Regional

A próxima etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais é a Regional. Essa fase do Jemg será realizada no período de 07 a 12 de junho, em seis cidades do Estado. Além de Monte Carmelo que sediará os jogos pelo Triângulo Mineiro e de João Monlevade que será a sede da regional do Vale do Rio Doce, a etapa regional contará com jogos em outras quatro sedes. Montes Claros será a sede do Norte de Minas e Barbacena receberá os jogos pela região da Zona da Mata. Já os municípios de Arcos e Pouso Alegre sediarão a etapas nas regiões Central e Sul de Minas, respectivamente.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) integram o programa Minas Olímpica. A iniciativa é desenvolvida pelo Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes. A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG. O convênio visa o aperfeiçoamento da gestão dos Jogos e a melhoria do nível técnico dos participantes.

Enviar para impressão