Alunas e professora da Escola Estadual Pedro II foram convidadas após serem selecionadas como finalistas da 5º edição do ‘Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil’

Finalistas da 5º edição do ‘Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil’, as estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte, Bárbara Ferreira Miranda e Ana Jéssica Castro Gomes e a professora de Arte, Célia Francisca Soares participam até o dia 23 de maio das ações da ‘Arena de Participação Social’.  O evento, que é realizado em Brasília, é promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República e conta com a presença de representantes da sociedade civil, gestores públicos, especialistas e convidados internacionais em diversas atividades dos Diálogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Construção da Agenda Pós-2015. 

As estudantes ficaram entre as 65 finalistas do Prêmio após inscreverem uma série de vídeos sobre o tema ‘Um Minuto Contra a Dengue’. O ‘Prêmio ODM Brasil’ reconhece as melhores práticas de gestão municipal e de organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance das Metas do Milênio, a melhoria da qualidade de vida da população e as transformações sociais do país.

Nesta edição, o ‘Prêmio ODM Brasil’ recebeu 1.090 práticas inscritas – sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras. Do total das inscrições, 65 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um Comitê Técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. Destas, 30 foram escolhidas por um júri de especialistas, com base nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.

O Prêmio

É ‘ODM Brasil’ é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

 A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A cerimônia de premiação dos 30 contemplados acontecerá no dia 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Leia Mais:

- Estudantes se dedicam à produção visual para combater a dengue

Enviar para impressão