Os estudantes mineiros se destacaram em mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os primeiros lugares nacionais do Ensino Fundamental ficaram com estudantes de Minas Gerais: no nível 2 – alunos de 7ª e 8ª séries, foi Íslam Eloirrano Rodrigues Carvalho, da Escola Estadual de Uberlândia e no nível 1 – alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental ficou com André Macieira Braga Costa, que estuda no Colégio Militar de Belo Horizonte. A divulgação dos resultados foi na tarde desta quarta-feira, dia 12, em Brasília. A premiação completa está disponível no site: www.obmep.org.br/ .

Minas Gerais dominou, em números absolutos, a distribuição de medalhas da Obmep/2007, ultrapassando o estado de São Paulo que teve o maior número de participantes, 3,5 milhões de estudantes, quase o dobro dos 1,9 milhões inscritos em Minas Gerais. No total, os mineiros conquistaram cerca de 25% das medalhas, sendo 69 medalhas de ouro das 300 distribuídas para estudantes de todo o país; 169 das 600 de prata; e 560 das 2.100 de bronze. Em segundo lugar ficaram os estudantes de São Paulo, com 57 medalhas de ouro, 138 de prata e 528 de bronze. Em todo o Brasil foram 17,3 milhões de inscritos.

A Olimpíada é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. O objetivo principal é estimular o estudo da Matemática através da resolução de problemas motivantes – que despertam o interesse e a curiosidade de professores e alunos.

É dividida em três níveis: 1 – para estudantes de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental, 2 – para estudantes de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3 – para estudantes do ensino médio. Participaram alunos de escolas municipais, estaduais e federais de todo o país. Professores, escolas e municípios também concorrem a prêmios.

Aluno de escola estadual é primeiro lugar geral do nível 2

Os dois primeiros lugares nacionais do ensino fundamental são de alunos mineiros, sendo um da rede estadual de ensino: Íslam Eloirrano Rodrigues Carvalho, aluno da 8ª série da Escola Estadual de Uberlândia. Na edição do ano passado, Íslam também ganhou uma bolsa de Iniciação Científica Jr., do CNPq.

Já no terceiro bimestre, o adolescente de 14 anos havia passado em quase todas as disciplinas da escola. Íslam conta que gosta muito de matemática e que se preparou para a olimpíada.

Tímido e de poucas palavras, Íslam deixou que a diretora da escola onde estuda, Iolanda de Leva Bernardes falasse mais sobre ele: “Íslam estuda aqui há três anos. É um excelente aluno. Sempre se destacou, é muito disciplinado e querido. A mãe dele é muito  presente e acompanha o seu desenvolvimento escolar”, explica Iolanda, que está há dez anos na direção da escola.

“Meu filho é abençoado, tem facilidade de aprender e se sai bem em todas as matérias, mas também tem seu lado criança.  Apesar de ter 1,70m, adora brincar, jogar basquete e vídeo-game e  assistir a filmes”, explica, empolgada, a mãe de Íslam, Ione Rodrigues Carvalho.

Fundada em 1929, a EE

Enviar para impressão