‘O Almirante Negro’ produzido pelos alunos da Escola Estadual Dom José Gaspar e ‘Brasil Negro’ criado pelos estudantes da Escola Estadual Pedro II foram destaque no ‘Prêmio Curta Histórias’
‘Personalidades Negras’ foi o tema que inspirou estudantes de duas escolas estaduais mineiras a criarem vídeos para participar do ‘Prêmio Curta Histórias’. A iniciativa, que é promovida pelo Ministério da Educação, tem por objetivo incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras. Ao todo, serão premiados curtas produzidos por alunos de oito escolas estaduais de diferentes estados.
Intitulado ‘O Almirante Negro’, o vídeo produzido por cinco alunos da área de Comunicação Aplicada da Escola Estadual Dom José Gaspar, no município de Araxá, foi escolhido pela Comissão Julgadora Final como vencedor da categoria ‘Ensino Médio’.

“Começamos a mexer com vídeos no ano passado durante as aulas de Comunicação Aplicada e, por isso, resolvemos participar do Prêmio. Queríamos mostrar a nossa técnica e retratar um pouco da vida do Almirante Negro”, ressalta o aluno do 2º ano do ensino médio Wesley José da Costa.
Em relação à premiação, o estudante afirma que a expectativa era grande. “Estávamos muito esperançosos. Fizemos muitas pesquisas para escolher o nosso personagem. Agora que ganhamos o premio queremos trabalhar mais com isso”, conclui Wesley. O trabalho dos foram orientados pelo professor Órfilo Honorato Fraga.
Já os alunos dos 7º e 8º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte, foram eleitos pelo voto popular e faturaram a categoria ‘Ensino Fundamental Anos Finais’ com o vídeo ‘Brasil Negro’.
Para Maria Eduarda Carvalho Sanches, do 7º ano do ensino fundamental, ter o vídeo vencedor por meio do voto popular é uma experiência diferente. “Eu achei muito legal, porque votaram pela escola e o nosso vídeo ficou bacana. Nossa escola mereceu o prêmio”, ressalta. O vídeo, que foi orientado pelo professor Fernando Rosa do Amaral recebeu mais de 1.800 votos.

A premiação dos vídeos vencedores está marcada para o dia 28 de maio, em Brasília. A competição é divida em quatro categorias (Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) e para cada uma delas foram eleitos dois vídeos: um pela Comissão Julgadora Final e outro pelo Júri Popular.
Por Minas Gerais, também foi eleita a Escola Municipal Deputado Renato Azeredo, de Belo Horizonte.
Premiação
Alunos e professores ganharão uma oficina de formação em cinema, que será realizada nos dias 29 e 30 de maio, em Brasília. Os alunos ainda levam um smartphone e seus professores um smartphone e uma câmera fotográfica semiprofissional cada um. As escolas também são premiadas com uma cinemateca, um datashow, um aparelho e DVD e uma câmera fotográfica semiprofissional.
Confira abaixo os vídeos vencedores:
Leia Mais:
Alunos da rede estadual mineira são finalistas de prêmio nacional de curtas