O ensino da área busca se consolidar sobre o tripé apreciação, produção e reflexão

No mundo das artes, a criatividade é quem manda: música, teatro, dança, pintura... vale tudo! E foi exatamente para mostrar um lugar onde imaginação e aprendizagem não têm limites e nem idade que o programa Roda de Conversa visitou duas escolas estaduais e mostra qual é o lugar da arte na formação de crianças, jovens e adultos. As escolas participantes dessa edição são a Escola Estadual João Guimarães Rosa, em Betim, e o Centro Estadual de Educação Continuada Maria Vieira Barbosa, em Belo Horizonte.

O programa, que vai ao ar neste sábado (22/03) e será exibido na Rede Minas às 10h30 da manhã, contará com um bate papo no qual participam Chico Pelúcio, ator e diretor de teatro, integrante do Grupo Galpão, Lúcia Gouveia Pimentel, professora de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Walênia Marília Silva, professora do Departamento de Teoria Geral da Escola de Música da UFMG.

Convidados debatem no Roda de Conversa o lugar da arte na formação de crianças e adolescentes. Crédito: Divulgação SEE

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs,) estabelecem que as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e música. De acordo com os PCNs constam ainda que “é papel da escola ensinar a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou em grupo com base em intenções próprias”.

A especialista em Artes Plásticas, Lúcia Gouveia Pimentel defende que a Arte tem a ver com vivências. “O lugar da arte é o lugar da vida, parte do pensamento artístico em relação ao que se faz na vida. É muito mais uma ação de vivências, de experiências que vão desembocar em algum produto, em alguma manifestação artística e portanto cultural”, afirma.

Chico Pelúcio adiciona à conversa o ingrediente ‘liberdade’. “É o lugar da liberdade, pois possibilita ao ser humano liberdade independente até das condições materiais, a gente sabe que arroz com feijão também liberta, mas a Arte liberta de uma forma diferente, que contamina, então  o lugar da arte na vida de cada um é também o lugar da liberdade”, acrescenta.

Alunos desenvolvem atividades de arte no Centro Estadual de Educação Continuada Maria Vieira Barbosa, em Belo Horizonte. Crédito Divulgação SEE

Para a professora Walênia Marília Silva, a discussão passa pelo individual, o interno.  ‘É um lugar interno, à medida em que a pessoa convive com manifestações artísticas variadas, ela escolhe aquela com a qual vai interagir e passa a internalizar a experiência, aquilo passa a ser dela e essa relação modifica a experiência do indivíduo”, pontua.

Durante muitos anos, o ensino de Arte se resumiu a tarefas pouco criativas e marcadamente repetitivas. No programa os convidados sugerem estratégias para mudar essa trajetória. “A experiência com a arte, com a cultura, é fundamental para constituição de um cidadão participativo, consciente, que entende a existência dele e do outro, por isso esse conjunto de disciplinas e a vivência com a arte dentro da escola faz toda a diferença. Se o aluno não puder recriar simbolicamente esse espaço onde ele passa boa parte da vida, a escola fica como sinônimo de coisa chata”, diz Pelúcio.

Alunos fazem arte na Escola Estadual João Guimarães Rosa, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Crédito: Divulgação SEE

Canal Minas Saúde

O Canal Minas Saúde, que exibe o Roda de Conversa desde o início de sua produção, reprisa os programas que foram mais assistidos no Youtube até hoje. No canal, o Roda de Conversa vai ao ar na segunda-feira, em dois horários, às 11h30 e 17h30 com reprises às quartas, em dois horários, às 11h30 e às 18h.

Todos os programas já exibidos pelo Canal Minas Saúde estão disponíveis no canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação e no canal da Magistra. Outra opção é o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

Interessados em participar do ‘Roda de Conversa’ podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.

Idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, o programa é uma parceria com a Rede Minas de Televisão.

Enviar para impressão