Cadastro dos estudantes deve ser feito no site da competição

As escolas públicas de Minas Gerais devem ficar atentas ao prazo de inscrição da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que vai até o dia 21 de março. O cadastro dos estudantes deve ser feito pelo site da competição: www.obmep.org.br/.  

Mais de 1 mil alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe, no município de Lagoa da Prata, já estão inscritos para participar da edição deste ano da Obmep. A professora de Matemática, Marilia Mesquita de Souza, ressalta a importância de incentivar a participação dos estudantes. “Sempre inscrevo a escola inteira para dar oportunidade para todos. A escola participa da competição desde quando ela começou”, ressalta.

Após a inscrição, a escola também auxilia na preparação dos estudantes. “Geralmente, os professores de Matemática reservam um dia por semana para dar atividades relacionadas à Olimpíada para os alunos. Buscamos sempre auxiliar na preparação para a prova”, conclui Marilia Mesquita de Souza. Na edição de 2013 da Obmep, três alunos da escola foram premiados com medalhas.

Calendário

Aplicados na própria escola, os testes da primeira etapa serão realizados no dia 27 de maio. Já a data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para 2ª fase é 10 de junho.

Ainda de acordo com o calendário da competição, as provas da 2ª etapa serão realizadas no dia 13 de setembro, às 14h30, em locais a serem divulgados pela competição. A lista com os nomes dos alunos premiados está prevista para o dia 01 de dezembro.

Obmep

Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do Ensino fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio fazem a prova do nível 3.

A competição busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deve selecionar 5% do total de alunos inscritos, que são aqueles com as maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva.

A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Minas na frente

Em 2013, os estudantes mineiros conquistaram pela sétima vez consecutiva o topo do ranking da Obmep, tanto em número total de medalhas, quanto em número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Obmep, foram 149 ouros conquistados, 253 pratas e 1199 bronzes. Um total de 1601 medalhas, além de 9.146 menções honrosas.

Enviar para impressão