Semana de capacitação tem abertura com encontro na Magistra e conta com cerca de 100 analistas educacionais
Momento de iniciar as ações do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para 2014. Durante esta semana cerca de 100 analistas educacionais que integram o PIP do ensino fundamental e dos municípios realizam o primeiro encontro do ano. Durante os cinco dias, os educadores que atuam no órgão central serão orientados para os trabalhos com as Superintendências Regionais de Ensino e as escolas. A abertura da formação continuada ocorre na Magistra- Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. Os outros encontros ocorrerão na Cidade Administrativa e na Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte.

A articulação do PIP com o Projeto Educação de Tempo Integral e as orientações sobre as visitas às regionais de ensino e escolas estão entre os temas que serão debatidos durante a semana. “É um momento para refletir sobre as ações implantadas no ano passado e realizar o planejamento das ações de 2014 a partir das demandas apresentadas pelas Superintendências Regionais de Ensino e das escolas”, explica a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Vera Temponi.
PIP
O Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) foi criado em 2007. Nessa iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), o analista educacional realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento das escolas. O objetivo é orientar o plano pedagógico quando necessário, propor estratégias de intervenções, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino.
Até o não de 2011, as equipes do PIP atuaram exclusivamente nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos) da rede estadual de Minas Gerais. A partir de 2012, o Programa foi ampliado para os anos finais (6º ao 9º anos). Atualmente, o Programa atende cerca de 1,26 milhão de alunos de 3.308 escolas estaduais. Só em 2013, os analistas educacionais do PIP realizaram 80.475 visitas a escolas. Também foram realizados 641 eventos de capacitação em todo o estado, beneficiando mais de 93 mil professores e especialistas do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.