Programa com formato diferente foi gravado em escola da rede estadual

Novidades na telinha da TV neste sábado. Vai ao ar a primeira edição inédita do ‘Roda de Conversa’ de 2014. E o programa tem uma novidade: essa foi a primeira edição gravada dentro de uma escola, a Escola Estadual Visconde do Rio das Velhas, do município de Matozinhos, na região central do Estado. O ‘Roda de Conversa’ vai ao ar no sábado (15/02), às 11h, na Rede Minas, e na segunda (17/02), no Canal Minas Saúde, em dois horários, às 11h30 e 17h30 com reprises às quartas-feiras, em dois horários, às 11h30 e às 18h.

Para falar sobre escola, juventude e protagonismo juvenil, os convidados foram Juarez Dairell, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Frederico Henrique Amorim, ex-aluno da rede estadual de ensino e Sayonara Nogueira, primeira professora transexual da rede estadual de ensino de Minas Gerais a ter o nome social reconhecido. Alunos e educadores de três escolas da região, Escola Estadual Bento Gonçalves, Escola Estadual Hermelita Soares Horta e Escola Estadual Visconde do Rio das Velhas fizeram parte da platéia e puderam participar do programa.

O professor Juarez Dairell, que é fundador e integrante do Observatório da Juventude da UFMG e autor do livro ‘A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude’, da editora UFMG, falou sobre a escola e como o aluno a encara hoje. “É muito comum o jovem dizer que a escola está chata, difícil de ir. A princípio, entendemos que ele não quer estudar, mas quando queremos entender o que ele quer dizer, a gente vê que tem um conjunto de fatores. Ele reconhece que a escola é importante para o futuro, mas é difícil seguí-la no cotidiano”, afirma.

A primeira edição inédita do Roda de Conversa a ir ao ar esse ano foi gravada na Escola Estadual Visconde do Rio das Velhas. Foto: Hudson Menezes ACS/SEE

O jovem empreendedor Frederico Henrique Amorim, morador do Aglomerado do Morro das Pedras, região oeste de Belo Horizonte, concorda. “O jovem está meio desinteressado mesmo. Quando eu estudava, sempre em escola pública, fui da turma da bagunça. Mas eu sempre tive facilidade para aprender as coisas, então às vezes me sentia desinteressado. A escola onde eu estudava não tinha um futebol, não tinha um grafite, não tinha um trabalho voltado para arte. Hoje tem escola que trabalho com teatro, percussão, capoeira. E a escola tem que ter esse papel. Tem que trazer o jovem, fazer ele se interessar, fazer a escola ficar mais interessante que a rua”. O ex-aluno da rede estadual abriu seu próprio negócio após participar do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Plug Minas.

Já Sayonara compartilhou sua experiência na escola e, assim, trouxe à roda outro desafio das escolas. “A escola não sabe lidar com a diversidade sexual, a questão da diversidade, da identidade de gênero, dentro da educação, dentro do currículo, que é muito rígido ainda. E esse público vai ser incluído dentro das escolas a partir do momento em que a escola começar a respeitar e compreender o que é orientação sexual. Orientação sexual é você ser hetero, ser bi, ser homo. Identidade de gênero é você ser trans e você ser travesti. A partir do momento em que a escola respeitar esse público, esse público vai voltar para dentro da sala de aula e nós vamos deixar as ruas”. Sayonara Nogueira foi a primeira professora transexual da rede estadual de ensino de Minas Gerais a ter o nome social reconhecido e leciona Geografia na Escola Estadual Mário Porto e Escola Estadual Inacio Paes Leme, em Uberlândia

Além do debate, o programa trouxe apresentações de alunos das escolas que participaram. Ao longo do programa, Fabiano Gabriel Gonçalves, da Escola Estadual Visconde do Rio das Velhas, mostrou seu talento e fez um desenho em frente às câmeras, enquanto os convidados discutiam o tema. Antes e depois do intervalo, mais dança e música. O resultado foi um programa com o debate e discussões que permeiam o dia-a-dia das escolas como sempre, mas um clima bem diferente.

Educação na TV

Idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, o programa é uma parceria com a Rede Minas de Televisão que busca o debate sobre temas que permeiam o dia a dia da educação.

Desde que estreou no Canal Minas Saúde, em 2012, foram ao ar 18 programas estruturados a partir de um mediador e especialistas. O ensino médio, avaliações externas e o direito à educação na diversidade estão entre os temas abordados até agora.

Todos os programas já exibidos pelo Canal Minas Saúde estão disponíveis no canal do Youtube da Secretaria de Estado de Educação ou no canal da Magistra. Outra opção é o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

Interessados em participar do ‘Roda de Conversa’ podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.

Confira fotos da gravação do programa:

Enviar para impressão