Adoção do turno preferencial nas escolas da rede também esteve entre os temas discutidos

Nesta terça-feira (07/02), os gestores das Superintendências Regionais de Ensino participaram de uma videoconferência com a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. Durante a agenda, os temas discutidos foram: a diuturnização do ensino médio, o turno preferencial nas escolas estaduais e a enturmação dos alunos.

“Foi uma agenda necessária para que as Superintendências pudessem receber as nossas orientações e apresentar suas dúvidas e casos pontuais sobre a diuturnização e a abertura de turmas”, explicou a secretária Ana Lúcia Gazzola.  As orientações sobre essas temáticas estão disponíveis na Resolução da Secretaria de Estado de Educação nº 2.442, de 07 de novembro de 2013.

Videoconferência com os diretores das Superintendências Regionais de Ensino foi realizada nesta sexta-feira. Crédito: Hudson Menezes ACS SEE

Na videoconferência, a secretária explicou que com a diuturnização na rede estadual de ensino, o período noturno deverá ser reservado para oferta de atendimento aos alunos comprovadamente trabalhadores com idade superior a 16 anos, aos alunos com idade igual ou superior a 14 anos, comprovadamente inscritos em programas de menor aprendiz, alunos da Educação de Jovens de Adultos e alunos matriculados em programas de educação profissional. A oferta de vagas no noturno será assegurada também àqueles alunos que já iniciaram um nível de escolaridade e precisam concluí-lo.

Outro tema discutido foi o turno preferencial a ser adotado pelas escolas estaduais. Conforme estabelecido na Resolução, os atendimentos de matrículas das escolas deverão se concentrar nesse turno. Somente serão criadas turmas em outros turnos se a demanda no turno preferencial chegar ao limite e se houver demanda por vagas em outro turno. O turno preferencial nas escolas estaduais deverá ser o período da manhã ou o da tarde.

Enviar para impressão