Adoção do turno preferencial nas escolas da rede também esteve entre os temas discutidos
Nesta terça-feira (07/02), os gestores das Superintendências Regionais de Ensino participaram de uma videoconferência com a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. Durante a agenda, os temas discutidos foram: a diuturnização do ensino médio, o turno preferencial nas escolas estaduais e a enturmação dos alunos.
“Foi uma agenda necessária para que as Superintendências pudessem receber as nossas orientações e apresentar suas dúvidas e casos pontuais sobre a diuturnização e a abertura de turmas”, explicou a secretária Ana Lúcia Gazzola. As orientações sobre essas temáticas estão disponíveis na Resolução da Secretaria de Estado de Educação nº 2.442, de 07 de novembro de 2013.

Na videoconferência, a secretária explicou que com a diuturnização na rede estadual de ensino, o período noturno deverá ser reservado para oferta de atendimento aos alunos comprovadamente trabalhadores com idade superior a 16 anos, aos alunos com idade igual ou superior a 14 anos, comprovadamente inscritos em programas de menor aprendiz, alunos da Educação de Jovens de Adultos e alunos matriculados em programas de educação profissional. A oferta de vagas no noturno será assegurada também àqueles alunos que já iniciaram um nível de escolaridade e precisam concluí-lo.
Outro tema discutido foi o turno preferencial a ser adotado pelas escolas estaduais. Conforme estabelecido na Resolução, os atendimentos de matrículas das escolas deverão se concentrar nesse turno. Somente serão criadas turmas em outros turnos se a demanda no turno preferencial chegar ao limite e se houver demanda por vagas em outro turno. O turno preferencial nas escolas estaduais deverá ser o período da manhã ou o da tarde.