Programa será exibido às 11 horas da manhã, na Rede Minas

‘Mídia como espaço de formação’ será o tema do ‘Roda de Conversa’ deste sábado (28/12) e a  partir de uma abordagem educativa sobre o papel do Programa, as convidadas responderão ao questionamento: será que a fusão da linguagem de TV com uma estratégia de formação continuada para os profissionais da educação tem dado certo? O ‘Roda de Conversa’ será exibido às 11 horas da manhã, na Rede Minas.

Durante o programa participarão do bate papo a doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica De São Paulo (PUC-SP) e diretora de formulação de conteúdos educacionais do Ministério da Educação, Mônica Gardelli Franco; a doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Maria Céres Pimenta Spínola Castro; e a doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretora da Magistra- Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Ângela Dalben.

Programa vai ao ar às 11 horas deste sábado. Foto: Divulgação SEE

Segundo Ângela Dalben, quando o Roda de Conversa foi criado, a idéia era levar discussões que estão nas universidades para os educadores da rede estadual. “O educador da escola básica tem que saber o que está sendo discutido na universidade, então nós criamos essa idéia do ‘Roda de Conversa’. Pensamos em pessoas que se debruçam sobre determinadas temáticas que são importantes para o educador da escola básica e vamos tentar fazer com o que eles discutem chegue ao educador”.

Para Mônica Gardelli Franco, a TV é a forma ideal de conseguir isso, já que é uma tecnologia de fácil acesso e uso. “A TV é a tecnologia mais rapidamente apropriada por qualquer cidadão. Hoje, 99% da população brasileira tem acesso a TV. Ela é uma tecnologia recente que tem um poder acentuado de formação de pensamento, formação de culturas. Então, deve ser usada a favor dos interesses públicos, de formação do nosso País”, afirma. A diretora de formulação de conteúdos educacionais do MEC acredita, ainda, que o uso desse meio para a formação continuada é uma tendência, já que também é usado pelo Ministério e pelo estado de São Paulo.

“A importância do uso das tecnologias de comunicação tem a ver exatamente com a presença constante e significativa que essas tecnologias têm na vida contemporânea”, complementa Maria Céres Pimenta Spínola Castro. Mas, para a consultora da SEE, o mérito do programa vai além disso. “O programa tem tanto a dimensão da mídia convencional, e está no YouTube ou no Canal Minas Saúde, como tem a estratégia direcionada de uma escola de formação. Acho que esse é o grande mérito da roda de conversa. Não é só trazer especialistas para discutir, mas ter pessoas discutindo e outras pessoas engajadas no processo de formação”.

Educação na tv

O ‘Roda de Conversa’ é idealizado pela Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Rede Minas.

Interessados em participar do ‘Roda de Conversa’ podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.

Enviar para impressão