Thaís Rocha Arrighi conquistou o 2º lugar na categoria Estudante de Ensino Médio e recebeu premiação das mãos da Presidente da República
Depois de desenvolver um projeto que gerou economia de água na Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, do município de Piraúba, Thaís Rocha Arrighi recebe seu prêmio. A aluna do 2º ano do ensino médio da escola, que fica no município de Piraúba, conquistou o 2º lugar da categoria Estudante de Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista e recebeu sua premiação, um laptop, das mãos da presidente Dilma Rousseff hoje, em Cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

“Essa foi a primeira vez que a escola participou e eu também. Esse resultado foi surpreendente. Gostei muito de ter ganhado, o trabalho está sendo bem visto, dá visibilidade para a escola e isso estimula a gente a pesquisar mais sobre o consumo de água. Essa será a primeira de muitas pesquisas tenho certeza”, conta a idealizadora do projeto ‘Chiquita economizando água – hábitos inadequados e hábitos adequados’.
Participaram da cerimônia, além da presidente, Marco Antonio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação; Glaucius Oliva, presidente do CNPq; Paulo Marinho, representante da Fundação Roberto Marinho; Beatriz Gerdau Johannpeter, vice-presidente do Instituto Gerdau; e Gilberto Peralta, presidente e CEO da GE Brasil.
O projeto vencedor desenvolvido por Thais veio da sua vontade de mostrar aos colegas de sua escola quanta água eles consumiam, curiosidades sobre o consumo brasileiro e informações que levassem à conscientização dos outros alunos e da escola no intuito de poupar água. No projeto, através de questionários, a aluna chegou a medidas que poderiam ser tomadas para chegar nesse resultado.
Prêmio Jovem Cientista
Iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE, o Prêmio Jovem Cientista premia projetos de estudantes do país desde 1981. Esse ano, o Prêmio que teve o tema ‘Água – desafios da sociedade’ bateu recorde de inscrições. Recebeu 3.226 inscrições de todo o país, sendo 2.541 na categoria Estudante do Ensino Médio. O Prêmio também conta com as categorias “Mestre e Doutor” e “Estudante do Ensino Superior”.
Leia Mais:
Ação de um, benefício para todos