Programa tem como tema ‘Saúde na escola – convivendo com os transtornos psíquicos’ e vai ao ar a partir das 11h00, na Rede Minas

Na rotina profissional educadores se deparam com um desafio: a garantia do acesso à educação de forma inclusiva. Esse é o tema do ‘Roda de Conversa’ que vai ao ar neste sábado, na Rede Minas, a partir das 11h00. Com participação de três especialistas, o programa vai debater a ‘Saúde na escola – convivendo com os transtornos psíquicos’.

Para o doutor em Ciências da Saúde, José Belizário Filho, a discussão da temática é de extrema importância, pois mostra como se dá a educação inclusiva no contexto atual. De acordo com o especialista, saber lidar com a diversidade é uma das tarefas que as escolas têm que desenvolver nos dias de hoje. “No começo, as pessoas têm muito medo dela (inclusão). Os professores acham que terão muito mais trabalho, mas se o processo acontecer de uma forma como deve ser, pedagogicamente estabelecida, o processo de inclusão acaba sendo saudável para toda a escola”.

O programa, que vai ao ar a partir das 11h de sábado, na Rede Minas, discute a educação inclusiva. Foto: Divulgação

E com esse potencial para o trato com a diversidade, o professor é visto como o principal elemento para esse trabalho de socialização. “O professor é fundamental para ele (aluno) ter essa percepção, só que ele (professor) não se dá conta disso. Eu acho que o professor se acredita menos em termos de um saber que ele possa ter em relação a essas crianças com tipos de dificuldades mais significativas do que ele realmente tem”, acredita a doutora em psicologia com pesquisa voltada para o autismo, Paula Pimenta.

De acordo com o médico psiquiatra, psicanalista de crianças e adolescentes, Lélio Márcio, a inclusão está no ato de facilitar o entrelaçamento dos educadores e as crianças para que elas possam aprender desde cedo a conviver com as diferenças. “Qualquer criança é diferente da outra, já começa por aí, o ambiente já é pluralista mesmo, mas que os outros desenvolvam a forma de conviver com essa criança, porque se não você coloca a criança aí (na escola) e ela fica segregada”.

Bons exemplos

Durante o programa será exibido um vídeo da série ‘Boas Práticas’ que destaca o ‘Projeto Incluir’, desenvolvido na Escola Estadual Francisca Josina, na Serra do Cipó. A iniciativa, que existe desde 2004, consiste no uso da equoterapia para o desenvolvimento de crianças com deficiência em habilidades motoras e ciclomotoras.

O programa também traz trabalho desenvolvido na Escola Estadual São Pedro e São Paulo, em Belo Horizonte. Na escola, a inclusão é uma ação de rotina e é trabalhada a partir de aulas de aperfeiçoamento de estudos e o uso do lúdico como jogos e atividades. A escola conta com 369 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), sendo 57 diagnosticados com algum tipo de transtorno.

Roda de Conversa

Idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, o programa é uma parceria com a Rede Minas de Televisão.

Dividido em três blocos, com duração média de 52 minutos, o ‘Roda de Conversa’ exibe matérias jornalísticas abordando o assunto discutido. Também é disponibilizado no canal da Magistra no YouTube e na página do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

Interessados em participar podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.

Enviar para impressão