Três escolas da rede estadual apresentam, em encontro em São Paulo, projetos sobre educação viária desenvolvidas com seus alunos
Representantes de escolas da rede estadual mineira estão em São Paulo hoje (10-12) apresentando projetos que desenvolveram com seus alunos. É realizado lá o ‘III Encontro Nacional Educação Viária é Vital’, da Fundación Mapfre, que reúne os projetos de escolas de todo o País relacionados ao tema. Três escolas mineiras, de Belo Horizonte, Pratinha e Tupaciguara, foram compartilhar suas iniciativas desenvolvidas com alunos do Programa de Educação em Tempo Integral (Proeti).
Maria Formiga de Queiroz, diretora da Escola Estadual Orôncio Murgel Dutra vai pela segunda vez ao encontro para falar sobre o trabalho que desenvolve na instituição. “No ano passado, desenvolvemos um trabalho de educação para o trânsito dentro da escola, pelo qual ganhei o 1º lugar no encontro. Esse ano, o trabalho foi no entorno e no bairro da escola”, diz. O projeto ‘Descobrindo um Mundo Novo’ envolveu os 150 alunos que fazem parte do Proeti na escola. O trabalho foi da escola – onde foram realizadas palestras e trabalhos em sala – ao bairro, com passeios de reconhecimento, pesquisas e passeata.

A diretora viaja com a intenção de voltar com o 1º lugar mais uma vez. “Agora são mais pessoas participando, não sei se dá pra voltar com o prêmio, mas estou mais preparada. O premio de 2012 influenciou o trabalho desse ano. Quando ganhamos acabamos repensando sobre a importância do tema. Agora, além de eles terem aprendido, eles foram para a prática, foram para a rua, foi bem mais elaborado”
A Escola Estadual Marlene Martins Reis, de Pratinha, no Triângulo Mineiro, participa pela primeira vez. Como foi na escola de Belo Horizonte no ano passado, lá os alunos aprendem sobre educação viária na própria escola. O projeto ‘Patrulha do Recreio’ tem como principal objetivo estabelecer e organizar espaços de circulação comum dentro da escola. “Queríamos adotar hábitos saudáveis, organizar regras e cuidar do patrimônio”, afirma Luscilene Maria José Alves, professora do Proeti, que atende, na instituição, 85 estudantes. Além deles, outros 190 alunos, que estudam no turno da tarde da escola, foram envolvidos.
As ações desenvolvidas no recreio, que tinham a participação, além de Luscilene, de uma regente de turma e professores de Língua Portuguesa e Matemática, podem agora trazer um prêmio para a escola. Luscilene, que vai representar a escola no encontro, está ansiosa. “O projeto é muito importante, dá para trabalhar muita coisa dentro dele. Cidadania, espaço dentro da escola, essas atitudes, que melhoram o meio ambiente interno. Estou ansiosa para apresentá-lo e para conhecer outros projetos. E os alunos estão na expectativa, porque um professor vai apresentar um trabalho do qual eles fizeram parte”, diz.

Em Tupaciguara, também no Triângulo Mineiro, a lista de ações que a Escola Estadual Clertan Moreira do Vale desenvolveu para levar a educação viária aos estudantes não é pequena. Foram 11 iniciativas que, juntas, formam o projeto Educação e Respeito – Uma Via de Mão Dupla. O projeto foi da sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos até ações que visavam entender como o comportamento dos estudantes mudou ao longo dos meses. Nesse meio tempo, foram realizadas exposições, palestras, danças e várias outras atividades que giravam em torno do tema.
Na escola, são 208 estudantes no Proeti. Com tantas ações, a vice-diretora Patrícia Andrade acredita que a escola vai ser premiada. “Eu acredito que vamos ganhar, pela organização, fizemos registros de tudo, o projeto foi trabalhado e envolveu todos os alunos”, ressalta.
Educação Viária é Vital
As escolas ‘Orôncio Murgel Dutra’, ‘Marlene Martins Reis’ e ‘Clertan Moreira do Vale’ participaram do ‘Programa Educação Viária é Vital’, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com a Fundación Mapfre, que é desenvolvido com os alunos do Programa de Educação em Tempo Integral (Proeti). O Programa chegou às escolas através de capacitações, que foram oferecidas aos professores. A partir desse treinamento, os educadores criaram projetos em suas escolas.
Essa não é a única parceria da Fundación Mapfre com a Secretaria. O Programa Na Pista Certa proporciona vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. Monitores treinados apresentam conteúdos de segurança viária e valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente.
Educação em Tempo Integral
O projeto Educação em Tempo Integral existe desde 2007 e busca elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, além de promover o atendimento de estudantes com dificuldade de aprendizagem. Todo o trabalho de atendimento ao aluno é feito como base em atividades culturais e esportivas, com a extensão do tempo de permanência do estudante no ambiente escolar.